“Ser Ilhéu” um retrato da alma açoriana
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 30-10-2013
- Escrito por APC
“Ser Ilhéu” é uma curta-metragem que tem como protagonista Laura Lobão, jornalista da RTP Açores com inúmeras provas dadas em representação, desde o Teatro ao Cinema.
O guião desta curta-metragem foi vencedor de um concurso nacional levado a cabo pela Azores Film Commission. Francisco Rosas, argumentista e realizador é licenciado em Cinema pela Universidade da Beira Interior e realiza este filme depois de ter apresentado, o ano passado em São Miguel, o filme “Quimera”.
Para além do realizador, a equipa técnica do filme contou com Carlos Azevedo, director de fotografia dos mais importantes trabalhos de Zeca Medeiros; Nelson Cabral, assistente de realização, com grande experiência na área da representação; Paulo Lima, director de som, foi também o responsável por esta área no filme anterior do realizador.
Por outro lado, a equipa técnica conta ainda com César Macedo, operador de Câmara da RTP Açores, com experiência comprovada diariamente na televisão regional e Tiago Rosas, na montagem e produção executiva, depois de ter realizado e produzido diferentes géneros cinematográficos, designadamente “A História dos Açores”, que vencedora do prémio do público na última edição do Festival Panazorean.
A ante-estreia tem data marcada para 2 de Novembro, numa sessão realizada em parceria com o 9500 Cineclube e onde serão exibidos mais dois filmes: “Ponta dos Rosais” de Dinarte Branco, também apoiada e produzida pela Azores Film Commission, através do mesmo concurso e “Varadouro” de Paulo Abreu e João da Ponte, produzido para Doc’s Kingdom - Ideia de uma Ilha 2013, Seminário Internacional sobre Cinema.
Governo e Universidade com parceria para requalificar licenciados desempregados
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 30-10-2013
- Escrito por CA
O Governo Regional firmou um acordo de parceria com a Universidade dos Açores com vista à operacionalização do programa Requalificar, uma das mais de 60 medidas incluídas na Agenda Açoriana para Criação de Emprego e Competitividade Empresarial.
A academia açoriana, segundo este acordo, desenvolverá mestrados em áreas consideradas de maior empregabilidade entre a sua oferta formativa, cabendo ao Executivo encaminhar para o programa Requalificar detentores de licenciatura que estejam em situação de desemprego e responsabilizar-se pelo pagamento integral das propinas inerentes.
O Vice-Presidente do Governo dos Açores, Sérgio Ávila, sublinhou que “o grande objectivo que este programa persegue é o de criar maiores hipóteses de empregabilidade aos açorianos licenciados em áreas que, por motivos diversos, não têm procura no mercado de trabalho”.
“Com esta requalificação, a ministrar por uma instituição adequada e de reconhecidos méritos como é a Universidade dos Açores, proporcionaremos novas competências e maiores qualificações aos desempregados licenciados, facilitando a obtenção futura de emprego”, frisou Sérgio Ávila.
“Por outro lado, este acordo de parceria corporiza também mais um significativo apoio à nossa Universidade, não só para que continue a desenvolver a sua atividade, mas para que o faça especialmente em áreas que possam contribuir, de modo efectivo, para a criação de emprego qualificado”, acrescentou.
Sérgio Ávila considerou ainda que “este tipo de parcerias, ou outras formas de cooperação que venham a ser encontradas, são essenciais para o êxito no combate às consequências, nos Açores, da conjuntura adversa com que o país se depara neste momento”.
O acordo de parceria firmado entre o Governo Regional e a Universidade dos Açores produz efeitos imediatos, possibilitando mestrados a licenciados desempregados em áreas como a Biotecnologia e Controlo Biológico, Ciências Biomédicas, Ciências Económicas e Empresariais e Gestão do Turismo Internacional, no pólo de São Miguel; Engenharia Agronómica, Engenharia Zootécnica e Tecnologia e Segurança Alimentar, no pólo da Terceira; e Estudos Integrados dos Oceanos, no pólo do Faial.
Está também aberta a possibilidade de pós-graduações em Gestão de Empresas e em Segurança Alimentar e Saúde Pública, no pólo de São Miguel.
PSP neutraliza rede de tráfico de droga no Faial
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 30-10-2013
- Escrito por N.C
A Policia de Segurança Pública revelou ontem que desenvolveu no dia 28, na ilha do Faial, uma operação de combate à criminalidade, na sequência de uma investigação conduzida ao longo dos últimos seis meses pela Esquadra de Investigação Criminal da Horta.
A operação conduziu à detenção de um homem, com 50 anos de idade, por tráfico de estupefacientes e posse de arma de fogo proibida, nomeadamente uma pistola de calibre 9 milímetros parabellum, que foi apreendida, junto com 4 munições do mesmo calibre.
Foi também detido um outro indivíduo o, de 19 anos de idade, indiciado pelo crime de tráfico de estupefacientes, revelou a PSP.
No cômputo global, diz a mesma fonte, para além da arma e munições acima mencionadas, foram apreendidas 116 doses de produto estupefaciente, designadamente heroína e liamba, um motociclo e diversos objectos e documentos pertinentes para a investigação, tendo sido realizadas quatro buscas domiciliárias, numa operação em que participaram 30 elementos da Divisão Policial da Horta e da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia no Comando Regional dos Açores, que disponibilizou uma equipa cinotécnica para o efeito.
Os detidos foram presentes ontem ao Tribunal Judicial da Comarca da Horta, para aplicação das correspondentes medidas de coacção, desconhecendo-se as que lhes foram atribuídos à hora do fecho da nossa edição.
A convicção da PSP é a de que a acção desencadeada permitiu neutralizar o principal ponto de distribuição de estupefacientes da ilha do Faial e constitui um contributo importante para a segurança da comunidade faialense.
Suspeito de furto em casa nas Capelas sujeito a TIR
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 30-10-2013
- Escrito por N.C
Nas Capelas, na sequência de diligências de investigação, elementos das Brigadas de Investigação Criminal da Esquadra de Capelas, procederam à identificação de dois autores de um furto, ocorrido em interior de residência, tendo sido apreendidos diversos artigos no valor aproximado de 1500€, nomeadamente: dois PC’s portáteis de marca Acer; um monitor de PC, de marca “HP”; uma playstation 2; uns auscultadores com microfone; um sistema de arrefecimento para aparelhos eletrónicos; uma bolsa vazia, própria para máquina fotográfica; uns óculos de sol; um comando próprio para consola de jogos; duas caixas de jogos da PS2, uma vazia e outra contendo dois CD’s de jogos.
De acordo com informação policial, o possuidor dos artigos referenciados foi constituído arguido e sujeito a termo de identidade e residência; continuando as diligências com vista à recuperação dos outros objectos ainda por localizar.
Pela Esquadra de Rabo de Peixe, foi detido, um homem, de 51 anos de idade, por ofensas à integridade física a Agente de Autoridade no exercício das suas funções. Na Lagoa, foram detidos, dois homens, de 21 e 43 anos de idade, por desobediência, ofensas à integridade física, resistência e coacção a Agente de Autoridade no exercício das suas funções.
Quanto à sinistralidade rodoviária, a PSP revelou que ocorreram 5 acidentes de viação, dos quais resultaram 2 feridos graves e danos materiais.
Navio ‘Ventura’ chega hoje a Ponta Delgada
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 29-10-2013
- Escrito por CA
O navio de cruzeiros Ventura, da conhecida operadora Carnival UK (P&O Cruises), realiza hoje a sua segunda escala este ano nos Açores. A mesma integra-se no início de um cruzeiro de 15 noites com destino às Caraíbas, durante o qual os passageiros terão oportunidade de visitar as conhecidas ilhas de St. Maarten, St. Lucia, Antigua, St. Kitts e Barbados. Com 2946 passageiros a bordo, maioria britânica, o elegante paquete é aguardado na cidade micaelense pelas 07:05 horas, estimando-se que retome viagem pelas 15:00 horas, com destino a Philipsburg, na ilha de St. Maarten.