Quadro de Martim Cymbron entregue ao Presidente do PE homenageia vítima do terrorismo
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 25-03-2017
- Escrito por CA
Sofia Ribeiro revelou ontem que se associa à homenagem às vítimas dos ataques terroristas e entregou o quadro do artista Martim Cymbron ao ao Presidente do Parlamento Europeu
A eurodeputada Sofia Ribeiro associou-se também, de acordo com uma nota do Gabiente de Imprensa, esta semana ao minuto de silêncio em honra das vítimas dos ataques terroristas em Bruxelas, no mês de Março de 2016, que decorreu no Parlamento Europeu, com a presença do Presidente do Parlamento Europeu, dos eurodeputados e dos funcionários daquela instituição, tendo referido que “neste momento importa recordar as vítimas destes ataques cobardes, tentar olhar para o futuro e definir acções que possam evitar situações destas”.
De facto, segundo a mesma nota, esta semana ficou marcada em Bruxelas por diversas homenagens, não só no Parlamento Europeu e na Comissão Europeia, como também pelos Reis da Bélgica e pelo Governo belga, com minutos de silêncio e deposição de flores nos locais onde ocorreram os ataques. Segundo a eurodeputada “é da responsabilidade de todos nós não esquecermos o que se passou nem as pessoas que vitimizaram. Foi também por isto que, em conjunto com o pintor açoriano Martim Cymbron, solicitei uma audiência privada ao Presidente do Parlamento Europeu para entrega de um quadro que evoca as memórias destes ataques, tendo o Presidente Tajani aceite imediatamente”. O quadro, feito por Martim Cymbron, está carregado de simbolismo e retrata o ataque à estação de metro de Maelbeek. Segundo o pintor “o quadro mostra a carruagem destruída, com um fundo onde podemos encontrar as cores da Bélgica e uma imagem do terrorista. No entanto, o destaque vai para o vermelho do sangue, em que existem 32 bolhas que representam as vítimas dos atentados e a figura de uma menina, com um ramo de flores que representa a esperança num mundo melhor”. Segundo Sofia Ribeiro “estas são manifestações muito importantes e que deixam uma memória colectiva sobre o que aconteceu”, tendo ainda acrescentado que “a história deste quadro é muito interessante, pois tinha organizado a vinda deste grupo de artistas no ano passado, a qual teve de ser cancelada por causa dos atentados terroristas, uma vez que estava prevista a sua chegada para poucos dias após os mesmos. Ora, após o cancelamento, de imediato o Martim Cymbron teve esta ideia que, um ano depois, aquando destas iniciativas de homenagem, concretizámos.”
A finalizar as suas declarações, Sofia Ribeiro adiantou que “o Presidente Tajani apreciou muito a obra e disse-nos que iria colocá-la no seu próprio gabinete, o que nos deixou muito sensibilizados”, como s epode ler no comunicado enviado.
Carlos César defende um maior apoio à Marinha na valorização da zona marítima portuguesa
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 26-09-2017
- Escrito por CA
“É importante que o País entenda que as Forças Armadas são essenciais”. A afirmação é do líder parlamentar do PS, Carlos César, que se encontra, com os restantes socialistas eleitos pela Açores para a Assembleia da República, Lara Martinho e João Castro, em visita de balanço de mandato ao arquipélago. “Os Açores há muito que compreenderam essa importância”, atestou, salientando uma “compreensão tardia” de Portugal para as questões do Mar e da Plataforma Continental.
Carlos César falava depois de uma visita à Capitania do Porto da Horta onde os deputados foram recebidos pelo Vice-chefe do Estado-Maior da Armada, Comandante da Zona Marítima dos Açores e pelo Capitão do Porto da Horta.
“Apesar desse despertar tardio”, o líder parlamentar do PS afirmou que “há, neste momento, um reforço significativo de investimento no dispositivo de comunicações, no projeto Costa Segura, nos sistemas de radares, nas lanchas rápidas e da classe vigilante, em todo o dispositivo que envolve a Marinha nos Açores”, congratulando-se por isso. Ainda assim considera que há muito a ser melhorado, nomeadamente na modernização dos processos e no controlo da “vasta zona a nosso cargo”, designadamente na presença estrangeira em acções de prospecção oceânica. É fundamental que o País ganhe “mais autonomia e sustentação” nestes domínios estruturais.
Os parlamentares tiveram ainda oportunidade de passar pelo Hospital da Horta. “O balanço é positivo face aos objectivos que nos propusemos”, revelou João Castro. E apesar de a saúde estar regionalizada, o deputado salientou as boas notícias nesta área no Orçamento de Estado para 2018. “Estão salvaguardadas as transferências da componente regional ‘fat tax’ para a Região”, adiantou. “Podemos estar a falar de uma verba de um milhão de euros que reverte para o Serviço Regional de Saúde”, contabilizou. O deputado salientou ainda que o mesmo se aplica às verbas dos jogos sociais da Santa Casa, com a Região a beneficiar da proporção que lhe compete e destacou ainda a “aplicabilidade do princípio da reciprocidade dos serviços de saúde”, que faz com que todos os açorianos tenham os mesmos cuidados de saúde no continente ou na Região e vice-versa.
Na questão da Segurança Social as notícias também são boas. “Houve um reforço de meios financeiros para apoio social na Região”, sublinhou Carlos César.
Boas instalações escolares por si não são sinónimo de sucesso
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 21-02-2018
- Escrito por CA
O Secretário da Educação e Cultura realçou ontem, na Horta, os “passos de gigante” que se deram nas últimas décadas no sector da educação, com a construção de muitas escolas, a formação de professores, a elevação da taxa de escolarização e a erradicação do abandono escolar tradicional.
Avelino Meneses salientou que, apesar dos progressos “grandes ou pequenos, mas contínuos”, os resultados da participação dos estudantes dos Açores nos exames nacionais permanecem “ainda insatisfatórios”, pelo que esta situação “constitui um dos nossos principais desafios”.
O Secretário Regional, que falava na Assembleia Legislativa, numa interpelação ao Governo sobre os resultados dos exames e provas nacionais obtidos nas escolas dos Açores no ano lectivo de 2016/2017, frisou que diariamente se procuram “soluções de compromisso e de comprometimento” que façam da escola “um meio de aprendizagem para todos”.
Avelino Meneses considerou, igualmente, que os indicadores disponíveis relativos ao ano lectivo de 2016-2017 “transmitem esperança”, apesar do sistema escolar nos Açores ainda não ter atingido os “patamares de excelência” desejados.
PS “não está satisfeito”
O Grupo Parlamentar do PS/A interpelou ontem o Governo dos Açores sobre os recentes resultados obtidos pelas escolas açorianas nos exames e provas Nacionais: “Queremos perceber o que está a ser bem feito, mas também o que está menos bem e o que falta fazer”, afirmou Susana Goulart Costa. A deputada garantiu que a bancada socialista “não está satisfeita”, mas fez questão de sublinhar que há “progresso consistente” nos resultados obtidos.
A título de exemplo Susana Goulart da Costa referiu algumas escolas que subiram na classificação – como a Escola Antero Quental –, algumas que se aproximam do topo das classificações – como a Escola das Flores – e ainda algumas que obtiveram resultados “muitos positivos” em disciplinas concretas – como a Escola Domingos Rebelo no exame de Biologia; a Escola da Graciosa no exame de Geografia; a Escola das Flores no exame de Português; e a Escola da Madalena do Pico no exame de Filosofia.
PSD/: Educação “sem ambição”
O Grupo Parlamentar do PSD/A considerou que as posições das escolas açorianas nos rankings nacionais de 2017 traduzem as políticas de um “Governo sem ambição, que vive de costas voltadas para o sistema educativo e que se satisfaz com ligeiras melhorias, quando a Região continua muito afastada da média nacional”. Segundo Maria João Carreiro, deputada do PSD/A, não obstante “o trabalho estoico das escolas e o facto de não termos os piores alunos e os piores professores do país, a verdade é que a maioria das escolas açorianas ocupam os lugares mais baixos nos rankings nacionais de escolas e nenhuma posiciona-se entre os 100 primeiros lugares”.
A parlamentar apontou, por isso, para a necessidade de uma “nova ambição na definição de políticas educativas na Região” e estranhou o apelo do PS para um “trabalho colaborativo”, quando é o próprio executivo socialista que “ignora as necessidades do sector da Educação e as propostas dos partidos da oposição”.
Açores no Salão Internacional de Turismo Gastronómico
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 26-01-2018
- Escrito por António Pedro Costa
Os Açores voltam a estar representados no Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que terá lugar em Ourense, na Galazia, entre os dias 31 de Janeiro próximo e 4 de Fevereiro. A representação açoriananesta34ºedição do Xantarestará a cargo do conhecido chef açoriano João Dias.
De acordo com um jornal espanhol, a Região Autónoma dos Açores volta ao Xantar 2018, com um menu de 1ª classe, que irá constitui uma delícia para o paladar. Com efeito, João Dias apresentará precisamente o “Dinner Event Menu, do famoso Titanic, do dia 14 de Abril de 1912”, criando uma grande expectativa para este Salão.
Trata-se do menu mais famoso de toda a história da navegação comercial, aquele que foi servido naquele dia do trágico acontecimento que afundou aquele paquete de luxo e constitui uma enorme responsabilidade para o Chef açoriano.
De acordo com a nota oficial deste Salão Internacional, pode ler-se que “Sempre inovando para oferecer menus que surpreendem os comensais que visitam a Xantar, os Açores, uma região portuguesa insular, participam mais um ano com um restaurante que apresentará uma selecção do menu que foi servido na última ceia do Titanic. Neste caso de Xantar, este menu está a ser elaborado pelo Chef açoriano João Dias”.
Recorde-se que João Dias já representou os Açores naquela importante Feira de Turismo, onde se regista a presença de centenas de expositores e visitantes profissionais provenientes de mais 40 países, o que demonstra a relevância daquele evento.
Na edição deste ano, estarão presentes o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro e o Presidente da Associação de Turismo dos Açores, Francisco Coelho.
Atuneiros testam equipamentos de comunicações para a nova época da safra do atum
- Categoria: Destaques Esquerda
- Criado em 20-03-2018
- Escrito por CA
A Estação Costeira Porto de Abrigo registou 86 chamadas, na semana de 12 a 18 de Março.
As chamadas, todas provenientes da pesca profissional, surgem numa semana em que a Estação Costeira começou a receber comunicações de vários atuneiros dos Açores e da Madeira a fim de testar equipamentos de comunicações para prepararem a nova época da safra do atum.
Destas 86 chamadas, 18 chamadas foram recebidas, 7 efectuadas, ambas de rotina, sendo que 61 destas chamadas foram pedidos de informação relativos a avisos de meteorologia.
Estas comunicações foram operadas pelos seguintes transmissores, São Miguel (44), Santa Maria (2),Terceira (13), Graciosa (8),Faial (9), HF Marine – comunicações de longa distância (5) e foram emitidos cinco chamadas gerais com informações meteorológicas em todos os transmissores em simultâneo ao longo do Arquipélago dos Açores.