Edit Template

Jornadas Atlânticas de Turismo “vão cimentar as relações” entre os Açores Madeira, Canárias e Cabo Verde

É já hoje e amanhã, que as Velas, em São Jorge, será palco da realização das I Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, as quais surgem no âmbito da geminação entre os municípios de Velas (Açores), Sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira), seguindo-se a sua II edição em 2024 na Ilha do Sal em Cabo Verde e a III edição em 2025 na Ilha de Porto Santo, Madeira.
Durante dois dias serão debatidos temas considerados “importantes” e inerentes aos três arquipélagos, sobre o desenvolvimento turístico sustentável, nomeadamente sobre a Oferta Turística/ Alojamento, a Actividade Turística e a sua Sustentabilidade Ambiental e Económica, assim como Promoção e Mobilidade/ Transportes. Serão vários os intervenientes convidados para os painéis em debate, sendo que a sessão de abertura do evento contará com a presença da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, e a sessão de encerramento com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.
As Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, além de servirem como “espaço privilegiado de debate, intercâmbios, trocas e partilhas em diferentes domínios, terão ainda vários momentos musicais, promovendo assim a cultura destes três arquipélagos, mais concretamente dos três municípios envolvidos”.
De recordar que as Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, decorrem no âmbito da geminação entre Velas e os municípios do sal (Cabo Verde) e Porto Santo (Madeira).
Para o Presidente do município de Velas, Luís Silveira, estas jornadas “servirão para cimentar ainda mais as relações entre municípios, nomeadamente entre Arquipélagos e Ilhas, sendo que as especificidades e necessidades de cada um acabam por ser comuns em muitos aspectos”.
“Estamos certos de que as JAT irão ajudar na dinamização e a estreitar os laços de amizade e cooperação entre os três municípios, elevando a troca de ideias e conhecimentos, contribuindo assim para o desenvolvimento e projecção dos concelhos, ilhas e arquipélagos envolvidos, aos mais variados níveis, sobretudo culturais e sociais, mas também económicos, acrescentando valor ao sector Turístico e, por conseguinte, à economia local, criando novos postos de trabalho e em simultâneo fixando mais pessoas na nossa terra”, disse..
No caso em concreto a decorrer em São Jorge, as Jornadas Atlânticas de Turismo – JAT, “servirão para dar a conhecer uma pouco mais daquilo que é a nossa terra, cultura e tradições, assim como as nossas fajãs, Reserva da Biosfera, e a nossa gastronomia, coroada pela “jóia da coroa” , Queijo de São Jorge – DOP”.
“Juntos continuaremos a fazer da nossa terra um lugar onde cada vez mais se gosta de estar e viver e preparados para receber quem nos escolhe para seu destino de férias”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
Quase 40% dos jovens sente pressão social ao escolher uma bebida sem álcool entre amigos
Cybercrime corresponde a 60% das denúncias feitas na PJ dos Açores revelou o Coordenador Renato Furtado
Curso da Mensagem de Fátima pela primeira vez nos Açores
Falta de apoio, dificuldades económicas e bullying estão entre os principais problemas de 20 açorianos que abandonaram as escolas
Novo empreendimento turístico traz um jacuzzi dentro de ananás gigante a São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores