Edit Template

Presidente do Comité das Regiões apresenta relatório sobre a situação das Regiões e municípios

O Presidente do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro, vai apresentar Segunda-feira, em Bruxelas, o relatório anual sobre a situação das regiões e dos municípios da União Europeia e abre a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios
 Também na ordem do dia da próxima sessão plenária do Comité das Regiões estão o orçamento da UE, a governação económica da UE, Ucrânia e a União da Saúde.
 Na Segunda-feira, o Presidente do Comité das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, apresentará o relatório de 2023 sobre o “Estado das regiões e dos municípios”.
O relatório anual produzido pelo Comité das Regiões, que é acompanhado pelas conclusões de um inquérito em que participam cerca de 3.000 representantes locais e regionais da União Europeia, apresenta os pontos de vista dos órgãos de poder local e regional sobre as principais questões que afectam os cidadãos a nível local em toda a UE.
 A edição deste ano centra-se, entre outros temas, na crise inflacionista e o aumento dos custos de vida, no apoio da UE à Ucrânia e aos refugiados ucranianos, na crise climática, nas questões do desenvolvimento regional e rural e nos esforços para reforçar a democracia local.
 A apresentação do relatório assinalará igualmente a abertura da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, o maior evento da União Europeia sobre o papel do poder local e regional, que acolhe cerca de 300 seminários, workshops e outros eventos, e conta com 7.000 participantes inscritos. O evento é promovido, conjuntamente, pelo Comité das Regiões Europeu e pela Comissão Europeia, DG Regio.
 O Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, presidirá, igualmente aos trabalhos da 157.ª  sessão plenária do Comité que terá lugar a 10 e 11 de Outubro, e conta com um debate e aprovação de uma resolução sobre o estado das regiões e dos municípios da UE, com a participação do Vice-primeiro-ministro belga, Pierre-Yves Dermagne, e da Presidente do Congresso espanhol e antiga membro do Comité, Francina Armengol, bem como uma apresentação sobre o trabalho em curso da Presidência espanhola do Conselho da UE.
 O trabalho legislativo do Conselho das Regiões reflectir-se-á também em dez pareceres em debate — desde a revisão do orçamento de longo prazo da União Europeia até à governação económica da UE e ao apoio às regiões do sector automóvel — e em dois debates sobre a União Europeia da Saúde e o apoio da UE à Ucrânia. O parecer sobre o Mecanismo para a Ucrânia abordará o papel das regiões e dos municípios nos esforços da UE para ajudar a Ucrânia na guerra em curso e no seu processo de recuperação e reconstrução. Ainda nesse dia o Presidente do Comité das Regiões e a Vice-presidente da Comissão, Dubravka Suica, reúnem com representantes da rede de Jovens Políticos eleitos e a rede de Conselheiros Locais do Comité.
 A 12 de Outubro, a Política de Coesão da União Europeia ocupará um lugar de destaque na ordem do dia, com a participação de Vasco Cordeiro na reunião conjunta das Comissões do Parlamento Europeu e do Comité das Regiões Europeu para o desenvolvimento regional e em mais um evento da Aliança para a Coesão sobre as “Lições a retirar do Fundo de Recuperação e Resiliência.”

Edit Template
Notícias Recentes
Nove detidos por tráfico de haxixe na Ilha da Terceira e na Grande Lisboa
PS com proposta que pretende garantir mais respostas sociais às crianças e uma maior estabilidade laboral às Amas
Suspeito de tentar passar com passaporte falso no aeroporto de Ponta Delgada foi detido pela PSP
Novo parque para estacionarem Vila Franca do Campo
Programa ‘Novos Idosos’ é hoje “um sucesso inegável” destaca Artur Lima
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores