O Presidente do Comité das Regiões, Vasco Cordeiro, vai apresentar Segunda-feira, em Bruxelas, o relatório anual sobre a situação das regiões e dos municípios da União Europeia e abre a Semana Europeia das Regiões e dos Municípios
Também na ordem do dia da próxima sessão plenária do Comité das Regiões estão o orçamento da UE, a governação económica da UE, Ucrânia e a União da Saúde.
Na Segunda-feira, o Presidente do Comité das Regiões, Vasco Alves Cordeiro, apresentará o relatório de 2023 sobre o “Estado das regiões e dos municípios”.
O relatório anual produzido pelo Comité das Regiões, que é acompanhado pelas conclusões de um inquérito em que participam cerca de 3.000 representantes locais e regionais da União Europeia, apresenta os pontos de vista dos órgãos de poder local e regional sobre as principais questões que afectam os cidadãos a nível local em toda a UE.
A edição deste ano centra-se, entre outros temas, na crise inflacionista e o aumento dos custos de vida, no apoio da UE à Ucrânia e aos refugiados ucranianos, na crise climática, nas questões do desenvolvimento regional e rural e nos esforços para reforçar a democracia local.
A apresentação do relatório assinalará igualmente a abertura da Semana Europeia das Regiões e dos Municípios, o maior evento da União Europeia sobre o papel do poder local e regional, que acolhe cerca de 300 seminários, workshops e outros eventos, e conta com 7.000 participantes inscritos. O evento é promovido, conjuntamente, pelo Comité das Regiões Europeu e pela Comissão Europeia, DG Regio.
O Presidente do Comité das Regiões Europeu, Vasco Cordeiro, presidirá, igualmente aos trabalhos da 157.ª sessão plenária do Comité que terá lugar a 10 e 11 de Outubro, e conta com um debate e aprovação de uma resolução sobre o estado das regiões e dos municípios da UE, com a participação do Vice-primeiro-ministro belga, Pierre-Yves Dermagne, e da Presidente do Congresso espanhol e antiga membro do Comité, Francina Armengol, bem como uma apresentação sobre o trabalho em curso da Presidência espanhola do Conselho da UE.
O trabalho legislativo do Conselho das Regiões reflectir-se-á também em dez pareceres em debate — desde a revisão do orçamento de longo prazo da União Europeia até à governação económica da UE e ao apoio às regiões do sector automóvel — e em dois debates sobre a União Europeia da Saúde e o apoio da UE à Ucrânia. O parecer sobre o Mecanismo para a Ucrânia abordará o papel das regiões e dos municípios nos esforços da UE para ajudar a Ucrânia na guerra em curso e no seu processo de recuperação e reconstrução. Ainda nesse dia o Presidente do Comité das Regiões e a Vice-presidente da Comissão, Dubravka Suica, reúnem com representantes da rede de Jovens Políticos eleitos e a rede de Conselheiros Locais do Comité.
A 12 de Outubro, a Política de Coesão da União Europeia ocupará um lugar de destaque na ordem do dia, com a participação de Vasco Cordeiro na reunião conjunta das Comissões do Parlamento Europeu e do Comité das Regiões Europeu para o desenvolvimento regional e em mais um evento da Aliança para a Coesão sobre as “Lições a retirar do Fundo de Recuperação e Resiliência.”