O júri decidiu atribuir este ano o Prémio Envelhecimento Activo Dra. Maria Raquel Ribeiro ao médico açoriano Jorge Manuel Medeiros Correia Gonçalves na categoria de Ética e Saúde pelo relevante trabalho desenvolvido enquanto médico especialista em cirurgia, bem como pela actividade cívica e política, dinamizando acções com foco na saúde, na cultura e no desporto.
A Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP), em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e a Fundação Montepio, institui o Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro em 2012.
É um prémio anual, pioneiro e único em Portugal, dedicado às pessoas idosas activas e visa homenagear cidadãos que se mantêm activos e intervenientes e, assim, contribuir para contrariar a discriminação pela idade, influenciando de modo construtivo a sociedade portuguesa.
A instituição do prémio visa, igualmente, reconhecer e perpetuar o nome e a personalidade da Dra. Maria Raquel Ribeiro, figura incontornável da Segurança Social em Portugal, precursora de muitas das estratégias de intervenção ora consolidadas e que introduziu o tema do Envelhecimento em Portugal.
O homenageado, nascido a 28 de Outubro de 1934, é presentemente Presidente da Assembleia Geral do Clube de Ténis do Faial e membro activo,Ppresidente da Assembleia do Rotary Clube da Horta e membro da Comissão Pró Memória do Cientista Frederico Machado.