O rendimento médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem nos Serviços era de 1010 € e os da indústria, construção e energia era de 862 euros, o que é praticamente o ordenado mínimo (798 euros).
A taxa de desemprego nos Açores foi de 6% no terceiro trimestre deste ano, não se tendo alterado em relação ao mesmo período do ano transacto. Os dados foram publicados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores e avançam que a população da Região foi, no mesmo período, de 242,3 milhares de indivíduos, o que corresponde a um aumento de 0,4% em relação ao período homólogo e de 0,1% em relação ao trimestre passado.
Da população total, o SREA estima que 126,2 milhares correspondem a população activa, o que significa um aumento de 1% em relação ao mesmo período do ano transacto e um aumento de 0,4% em relação ao segundo trimestre; e que 116,1 milhares correspondam a população inactiva, representando um aumento de 0,3% em ambos os períodos.
A taxa de actividade situava-se, no terceiro trimestre deste ano, nos 62%, aumentando 0,2 pontos percentuais em relação ao período homólogo e 0,1% em relação ao trimestre anterior.
A taxa de emprego aumentou 0,2% relativamente ao mesmo período do ano anterior e 0,5% em relação ao segundo trimestre de 2023, situando-se nos 58,3%.
A taxa de desemprego teve uma redução de 0,6% no segundo trimestre, não apresentando variação em relação ao mesmo período do ano transacto. Esta taxa corresponde a 6% dos indivíduos e a taxa de inactividade, que corresponde a 38,4% dos indivíduos na faixa etária com 16 ou mais anos, foi a única que sofreu um decréscimo, tanto no período homólogo como no trimestre transacto. Este decréscimo foi de 0,1% em ambos os períodos.
A população empregada no terceiro trimestre deste ano, segundo o Serviço Regional de Estatística, teve um aumento de 0,9% relativamente ao mesmo período do ano anterior e aumentou 1% em relação ao trimestre anterior. O total da população empregada era, no terceiro trimestre deste ano, de aproximadamente 118,6 milhares. Já a população desempregada, que corresponde a 7,6 milhares de indivíduos, teve um aumento de 1,3% em relação ao mesmo período de 2022. Contudo, verificou-se um decréscimo de 8,4% em relação ao trimestre anterior.
No terceiro trimestre (e na semana de referência) estiveram ausentes do trabalho 21,7 milhares de pessoas, e a grande maioria eram pessoas que estavam empregadas, (cerca de 21,1 milhares).
No príodo de referência do SREA, foram, efectivamente, trabalhadas 3.261.354 horas.
No que concerne ao rendimento médio mensal líquido dos trabalhadores por conta de outrem, o sector dos Serviços foi o que apresentou um rendimento médio maior, de 1010 euros, o que significa um aumento de 7,2% em relação ao mesmo período do ano passado.
Na indústria, construção e energia, o ordenado médio mensal no terceiro trimestre do ano foi de 862 euros.
No segmento de Agricultura, Produção Animal, Caça, Floresta e Pesca, o Serviço Regional de Estatística, não revela qual o ordenado médio mensal dos trabalhadores por conta de outrem.
Frederico Figueiredo