Edit Template

Dia Mundial das Diabetes – Conheça seu risco, saiba sua resposta

Faz 100 anos que em 1923, Frederick Banting e John Macleod receberam o Prémio Nobel pela descoberta da insulina, descoberta que revolucionou o tratamento da diabetes tipo 1. Sem insulina o destino destes doentes, na sua grande maioria crianças e jovens, numa doença não evitável, era a morte certa. No dia 14 de Novembro (hoje), dia do nascimento de Frederick Banting, comemora-se o Dia Mundial da Diabetes, data escolhida pela Internacional Diabetes Federation (IDF) e Organização Mundial da Saúde (OMS) para assinalar a descoberta da insulina em 1921.
100 anos depois, a International Diabetes Federation estima que 1 em cada 10 adultos em todo o mundo tenha diabetes. Mais de 90% têm diabetes tipo 2, doença evitável, associada a idades mais avançadas, ao excesso de peso e a estilos de vida pouco saudáveis, que são, na sua esmagadora maioria fatores de risco evitáveis. Quase metade das pessoas com diabetes ainda não tem a doença diagnosticada e não sabe que é diabético.
537 milhões de adultos em todo o mundo vivem com diabetes, prevê-se que 643 milhões de adultos vivam com diabetes até 2030. Quase 1 em cada 2 adultos que vivem com diabetes não são diagnosticados, 4 em cada 5 pessoas com diabetes vivem em países de baixo e médio rendimento, 966 bilhões de dólares em despesas globais com saúde devido ao diabetes em 2021. A maioria tem diabetes tipo 2. Uma em cada 6 crianças nascidas (20 milhões) é afetado por níveis elevados de glicose no sangue (hiperglicemia) durante a gravidez. A diabetes causou 4,2 milhões de mortes em 2019 e foi responsável por pelo menos 10% do total global gasto com saúde.
Entre nós, o estudo de prevalência da Diabetes tipo 2, feito em Portugal em 2009, demonstrou que os Açores são a Região do país com maior prevalência (14.3% da população entre os 20 e 80 anos, dos quais 5.1% nem se quer sabiam que o eram). Em 2023 a estimativa da prevalência da diabetes nos Açores é de 17,2%.
Em muitos casos, a diabetes tipo 2 e as suas complicações podem ser retardadas ou prevenidas através da adoção e manutenção de hábitos saudáveis. Conhecer o seu risco e o que fazer é importante para apoiar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno. Quando não detetado e tratado precocemente, o diabetes pode levar a complicações graves e potencialmente fatais.
A diabetes sem tratamento ou sem controlo pode levar a complicações que alteram a vida. Estes incluem cegueira, amputação dos membros inferiores, insuficiência renal, ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.
Em 2023, a campanha dia Dia Mundial da Diabetes centra-se na importância de conhecer o risco de diabetes tipo 2 para ajudar a retardar ou prevenir a doença e destaca o impacto das complicações relacionadas com a diabetes e a importância de ter acesso à informação e aos cuidados adequados para garantir o tratamento atempado.
Para as pessoas em risco de diabetes tipo 2, conhecer o risco e o que fazer é importante para apoiar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno.
Aprenda o seu risco de diabetes tipo 2 através da ferramenta de avaliação de risco online da IDF.
https://worlddiabetesday.org/type-2-diabetes-risk-assessment/

Por: Isabel Maria Rocha Sousa – Directora do Serviço de Endocrinologia e Nutrição, Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, EPER

Edit Template
Notícias Recentes
GlobeStar Systems entregou prémios aos melhores alunos da Uace da Escola de Novas Tecnologias
Deputado do CHEGA/Açoresà Assembleia da República alvo de buscas pela PSP poralegado furto de malasnos aeroportos de Lisboae de Ponta Delgada
Há quase 20 anos que Nélia Sousa faz vestes para os romeiros em São Miguel, os seus primeiros clientes
Grupo ‘Açorsonho’ vai investir 15 milhões de euros na construção de um novo hotel de 5 estrelas com 148 unidades de alojamento no Monte Verde
Francisco Pimentel defende remuneração complementar para trabalhadores da administração central nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores