A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), através do Centro Ambiental do Priolo, desafia, novamente, as escolas dos Açores a desenvolver projectos de sensibilização ambiental promovidos pelos alunos. O Eco Guardiões dos Açores é um concurso aberto a escolas de toda a região que já vai na sua quinta edição e no qual já participaram mais de 170 alunos, desde o Corvo até São Miguel.
Na edição 2023/2024, a SPEA pretende angariar turmas candidatas ao concurso em mais ilhas dos Açores. Para participar, cada turma (representada por um professor responsável) deverá escolher um dos temas: Espécies Invasoras e seus impactos nos habitats; Lixo Marinho, resíduos urbanos e economia circular ou Poluição luminosa e desenhar um projecto de sensibilização alusivo ao tema escolhido. Podem, por exemplo, criar campanhas, vídeos, feiras ou outras acções para um aumento do conhecimento do tema, junto da comunidade escolar e mais além.
Após selecção e apuramento, pelo júri do concurso, os técnicos da SPEA irão fazer o acompanhamento do projeto da turma vencedora e facilitar a sua implementação, que deverá estar concluída até Maio de 2024.
As escolas interessadas podem participar através da inscrição das turmas, por um professor responsável, até dia 15 de Dezembro, através de formulário próprio disponível online no site do Centro Ambiental do Priolo, onde encontram também todas as informações relativas a este concurso.