No âmbito do acto eleitoral que se concluiu a 15 de Novembro, para escolha dos órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros para o mandato 2024-2027, foi eleita a equipa presidida pelo enfermeiro Pedro Soares, que liderava a única lista que concorreu aos órgãos regionais nos Açores.
De acordo com informação disponibilizada é de referir que se verificou nestas eleições uma significativa participação dos enfermeiros dos Açores. Segundo os resultados provisórios, este acto eleitoral contou com a participação de 938 enfermeiros inscritos na Secção Regional da Região Autónoma dos Açores da Ordem dos Enfermeiros, correspondendo a uma das mais baixas taxas de abstenção do país.
Para a Secção Regional dos Açores, esta participação deverá representar um forte envolvimento e interesse dos enfermeiros pela sua Ordem, o que se terá reflectido na respectiva adesão ao acto eleitoral.
Para além de Pedro Soares, que voltará a presidir o Conselho Directivo Regional, foram eleitos para presidir os órgãos desta secção regional Pedro Carreiro e Silva, como Presidente da Mesa da Assembleia Regional; Tiago Luz Almeida, enquanto Presidente do Conselho de Enfermagem Regional; Raquel Raposo, que presidirá o Conselho Jurisdicional Regional, e José Carlos Lopes, que presidirá o Conselho Fiscal Regional. Neste acto eleitoral foram igualmente eleitos os órgãos nacionais da Ordem dos Enfermeiros, tendo sido eleito como novo Bastonário o enfermeiro Luís Filipe Barreira.