Edit Template

Turistas visitam os Açores no Outono para evitar as grandes multidões da época alta e aproveitar uma temperatura mais amena

Finalizada a época alta, ainda se encontram vários turistas por São Miguel, agora, durante o Outono. Para perceber o que os atrai aos Açores nesta altura do ano, a reportagem do Correio dos Açores esteve a conversar com alguns visitantes que se passeavam por Ponta Delgada, numa altura em que a cidade já se prepara para a época natalícia, enfeitando-se com a decoração do costume. A temperatura amena e a vontade de evitar as grandes multidões de turistas da época alta faz muitos estrangeiros escolher esta época do ano para conhecer os Açores. De modo geral, a chuva não é impedimento para os visitantes desfrutarem do que a Região oferece, sendo que muitos já estão habituados.

Pelas ruas de Ponta Delgada, em meados de Novembro, andam alguns turistas de manga curta e calções. Outros, mais cautelosos, vestem casacos, impermeáveis muitas vezes, sabendo que o tempo nos Açores é muito imprevisível e, de um minuto para o outro, as nuvens cinzentas podem esconder o sol e fazer chover. Os Açores são cada vez mais um destino turístico de eleição para o ano inteiro, encontrando-se vários turistas pelas ilhas, mesmo no Outono, em meados de Novembro, com o Inverno a avizinhar-se.
O Correio dos Açores abordou vários turistas pelas ruas de Ponta Delgada, para conhecer as razões que os levaram a escolher asilhas como destino na época baixa, e que paragens têm no seu itinerário. A maioria fica em São Miguel no mínimo uma semana ou mais, e vai conhecer também mais algumas ilhas. Vêm aos Açores na altura baixa para evitar a multidão de turistas da época alta, referem muitos estrangeiros. Muitos fogem também do frio dos seus países, nomeadamente os europeus e canadianos. No que toca às principais atracções, muitos referem as piscinas de águas termais como paragem obrigatória.
Entre as árvores do Jardim António Borges, cujo chão está molhado pela chuva que caiu nos últimos dias, encontravam-se Janina e Philipp, um jovem casal da Alemanha. Vieram neste altura para evitar os aglomerados de turistas: “Foi uma decisão espontânea, para ser honesto. Apenas decidimos vir há um mês. Gostamos que não haja muita gente, foi por isso que decidimos vir na época baixa,” contam, sendo esta a sua primeira vez no arquipélago. Janina reconhece algum potencial da Região como destino turístico na época baixa: “Não está assim tanto frio como nos outros sítios, mas sabíamos que ia estar a chover e que não iria ser como umas típicas férias de Verão.” Philipp, por sua vez, explica que “por outro lado, desde que chegamos, ainda não tivemos a oportunidade de ver as lagoas como a das Sete Cidades, porque tem estado muito nevoeiro. Esta é a desvantagem de se viajar no Inverno. No Verão temos a vantagem de apanhar bom tempo, nesta altura há a vantagem de não haver muita gente. Quando estivemos no Pico apanhamos dias de sol e pouco vento. Isto é sempre uma incógnita. No Verão sabemos que a probabilidade de apanhar dias de sol é elevada, no Inverno não sabemos quando vão acontecer.”
Sobre o tempo muitas vezes chuvoso, a viajante alemã diz que não há problema, “basta ter as roupas certas. Gosto do facto de não estar tão frio. Na Alemanha, por esta altura do ano, está 4 graus, com chuva e vento e aqui está razoavelmente quente.” Da mesma forma, para o seu companheiro de viagem, a chuva não o incomoda: “Claro que não nos deixa ver toda a beleza, mas também já era algo que estávamos à espera. Gostamos também do facto de não ser muito frio.”
O casal visitou também as ilhas do Pico e do Faial, passando, no total, duas semanas, nos Açores. Já não lhes resta muitos planos, porque vão embora no Sábado. “Fomos até às águas quentes ontem para aproveitar o tempo. Depois vamos relaxar e tencionamos voltar às Furnas antes de regressarmos a casa. Vamos embora no Sábado. Já não nos restam muitos mais planos. Já fizemos muitas coisas.”
Também pelo mesmo jardim botânico de Ponta Delgada (António Borges), passeava um casal sénior, de França. Lejay e Maripold estiveram na Madeira e Canárias, e, por não conhecerem os Açores, apanharam também o avião para cá. Vão ficar por São Miguel, durante uma semana, mas confessam que gostariam de voltar e conhecer mais ilhas. O casal conta que os planos consistem em fazer caminhadas, e explorar os seus pontos de interesse ao seu ritmo.
Sobre o tempo açoriano, Lejay conta que “para nós não é uma surpresa, já estávamos à espera de apanhar com alguma chuva, apesar não esperarmos que ia chover a semana toda”. No entanto, disse estarem a gostar da experiência: “Estamos a gostar, sim. As pessoas são muito amigáveis, é um sítio muito verde. Está muito bem preservado.”

“Decidimos Novembro porque não há tantos turistas e a temperatura é ideal.

Klaus e Amélie, casal alemão, também pela primeira vez na Região, veio “por causa da natureza. É a nossa primeira visita a São Miguel. Decidimos vir em Novembro porque esperávamos que não houvesse tantos turistas nesta altura do ano e a temperatura é ideal. Não está nem muito quente nem muito frio.”
Durante duas semanas, vão ter oportunidade de conhecer São Miguel, a única ilha que visitarão, apesar de quererem voltar aos Açores uma próxima vez. Nos seus planos são visitar os jardins botânicos e toda a ilha. “Alugamos um carro para podermos percorrer São Miguel. Também iremos ir às águas termais que parecem ser muito interessantes,” confidencia Amélie.
Para o casal, o clima de São Miguel “é ideal. Não esta muito frio e quando chove não é durante o dia todo e então temos uma mistura entre sol, nevoeiro. Também é interessante. Está tudo bem para nós.”
À descoberta
Por sua vez, passeavam três turistas finlandeses, Ana, Patrick e Tania, perto da Igreja da Matriz. Chegaram à ilha de manhã, e vão passar ainda pelas ilhas Terceira e Pico, contam os companheiros de viagem. Foi Ana que sugeriu a viagem e que convenceu os amigos a vir aos Açores nesta altura do ano, refere: “gosto deste clima. Não é tão quente e não gosto de época alta, com muitos turistas. Gosto desta época, quando não há tantos visitantes. Gosto da natureza dos Açores. Tania, por sua vez, queria ver “vulcões e montanhas. O tempo está bom agora, para mim também, porque não está tão quente.”
Questionados se os Açores parecem ser um bom destino para visitar no Inverno e Outono, Patrick considera que “sim, em ambos. Especialmente, comparando com a Finlândia, no Outono, é escuro e frio, mas não é tão frio como no Inverno, por isso é uma boa altura vir cá agora.

Qualquer motivo vale

Suzanne e Emily são do Canadá, e vieram porque é a altura entre os seus aniversários. “Por isso é a nossa viagem de aniversário. Vamos estar aqui durante 8 dias. Chegamos aqui esta manhã.” Não haver tantos turistas é um ponto positivo de vir aos Açores nesta altura do ano, para as jovens: “agora não está tão apinhado, o que é muito bom. Até agora, o tempo tem estado razoável e esperamos que se mantenha assim.” Entre os seus planos de viagem, as canadianas pretendem conhecer a ilha, relaxar, e visitar as águas termais, em concreto.
As turistas consideram que os Açores têm potencial para uma viagem durante o Outono e Inverno: “Achamos que sim. Provavelmente é mais um destino para o Verão, mas achamos que seria perfeito para os nossos objectivos, vir no Outono.” Esta permitiu-lhes também fugir do frio do Canadá, onde as temperaturas já rondam os dois graus, avizinhando-se o Inverno.

Mariana Rovoredo

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores