Num ambiente requintado, teve lugar no recentemente inaugurado restaurante da Ribeira Grande Mare Nostrum, a festa de Natal do Lions Clube de Rabo de Peixe, cuja decoração esmerada criou um clima natalício que proporcionou um salutar convívio e muita boa disposição entre os membros do Clube.
Esta Assembleia-convívio foi conduzida pela Presidente do Lions Clube de Rabo de Peixe, Laudalina Estrela, que com a sua equipa preparou ao pormenor o decurso do jantar. Após a leitura do código de ética, pela companheira lions Rita Silveira, a invocação ficou a cargo do companheiro Luciano Garcia Lopes, que falou das contradições do tempo que estamos a viver, já que, por um lado, deveríamos estar a prepararmo-nos para o sempre desejado ambiente natalício, onde a solidariedade própria da quadra determina gestos de fraternidade para com os mais frágeis da comunidade. No entanto, entram-nos pela casa dentro notícias horríveis sobre as guerras fratricidas que estão a ocorrer em várias partes do mundo, mormente na Ucrânia e no Médio Oriente. Para além do mais, dentro de portas, vivemos num ambiente politicamente crispado, tanto no continente, como na Região, que em nada favorece a união dos povos.
A paz universal depende
de pequenas atitudes…
Contudo, como não podemos ir ajudar na frente da batalha, o orador incitou todos a preocuparem-se em promover gestos de paz junto dos familiares, amigos e conhecidos, porque a paz universal depende de pequenas atitudes de simpatia e compreensão para com os que nos rodeiam. Só assim, poderemos viver a grande festa do Natal.
Um dos momentos mais marcantes do serão foi a homenagem a um dos fundadores do Lions Clube de Rabo de Peixe, o companheiro António Pedro Costa, com a teatrealização concebida pela companheira Laudalina Estrela de algumas passagens do romance histórico “O Som dos Búzios”, do autor, onde participou um grupo de companheiros, a saber, Lídia Silveira, Luísa Blayer, Lurdes Ponte, Artur Ponte, Ana Cristina Garcia, Susana Afonso e a própria encenadora, Laudalina Estrela. Depois foi convidado a assinar o livro de honra do Clube.
Homenagem a Antonio Pedro
Costa foi uma surpresa…
De forma comovida, António Pedro Costa agradeceu a surpresa, manifestando que, apesar de ter ficado sensibilizado pelo gesto do Lions Clube, tem dedicado despretensiosamente ao movimento lions muita da sua energia, porquanto esta é uma associação de solidariedade que constitui uma referência em Rabo de Peixe e que faz falta numa vila com as suas características peculiares, onde o leonismo tem um papel determinante na vida social e cultural daquela localidade.
Seguiu-se um bonito momento musical, em que todos participaram com entusiasmo com a entoação de várias músicas de natal muito conhecidas, tendo no final os companheiros sido obsequiados com uma vistosa prenda natalícia, preparada para ocasião, com os tradicionais amendoins, característicos da quadra e que não podem faltar à mesa da população de Rabo de Peixe.