Edit Template

Prémio nova vaga 2024 atribuído a 5 jovens de artes visuais

A Anda&Fala – Associação Cultural promoveu, entre 10 de Novembro e 8 de Dezembro, a open call para a 1ª edição do Prémio nova vaga com o objectivo de apoiar novos valores da criação no arquipélago dos Açores, no campo expandido das artes visuais. Das 20 candidaturas recebidas, foram seleccionadas pela Comissão de Apreciação as artistas açorianas Isabel Medeiros, Joana Albuquerque e Sofia Rocha, sendo ainda atribuídas duas menções honrosas a Júlia Furtado e Pedro Evangelho.
Isabel Medeiros, Joana Albuquerque e Sofia Rocha são as vencedoras do Prémio nova vaga 2024, após deliberação da Comissão de Apreciação composta por Jesse James (Director Artístico da Anda&Fala), Marta Espiridião (curadora convidada), Filipa da Rocha Nunes (escritora e curadora) e Fátima Mota (galerista).
A Comissão de Apreciação avaliou as 20 candidaturas recebidas, das quais destacou a qualidade, a diversidade de percursos e a pertinência dos campos de acção e investigação das várias pessoas candidatas, principalmente por se tratar da 1ª edição do Prémio. Procurando valorizar os portfólios apresentados, decidiu ainda conceder duas menções honrosas a Júlia Furtado e Pedro Evangelho.
Às artistas vencedoras – Isabel Medeiros, Joana Albuquerque e Sofia Rocha, serão atribuídas bolsas de criação no valor total de 4.000€ cada. A partir de Janeiro do próximo ano, serão acompanhadas, individualmente, pela curadora convidada Marta Espiridião e pela equipa da Anda&Fala, com vista ao desenvolvimento de um novo trabalho de investigação/criação e apresentação dos resultados finais numa exposição colectiva na vaga – espaço de arte e conhecimento, sede da associação e espaço cultural em Ponta Delgada, entre Setembro e Dezembro de 2024. Por sua vez, as menções honrosas de Júlia Furtado e Pedro Evangelho traduzir-se-ão em convites para integrar a programação da vaga, também no último trimestre de 2024.
O Prémio nova vaga é uma chamada aberta, com periodicidade bienal, a pessoas/colectivos naturais e/ou residentes nos Açores, entre os 18 e os 35 anos de idade, que ambicionam desenvolver a sua prática no campo expandido das artes visuais. Sucede ao Jovens Criadores Walk&Talk, que, entre 2014 e 2022, premiou 14 artistas com uma bolsa de criação, integrada no Programa de Residências Artísticas do Walk&Talk – Festival de Artes, e apresentação final nas suas várias edições.
A 1ª edição do Prémio nova vaga, a par com a 6ª edição do PARES – Programa de Apoio à Actividade Artística nos Açores, enquadra-se no plano de actividades e estratégia de advocacia cultural da Anda&Fala – Associação Cultural. Juntas, as duas chamadas abertas totalizam cerca de 20.000€ de investimento directo no ecossistema artístico da região dos Açores, no ano de 2024, estimulando dinâmicas emergentes e a sua autonomia, e aprofundando práticas artísticas e o diálogo entre artistas e agentes culturais.

Edit Template
Notícias Recentes
Petrichor é novo bar do Quarteirão onde cada cocktail conta uma história
Bom tempo na Páscoa dos Açores com o sol a convidar à praia
Mulher detida no Aeroporto da Madeira por crime cometido há 28 anos
Parlamento açoriano vai vender cadeiras em hasta pública e adquirir novas por 80 mil euros
Lista de espera para cirurgia nos Açores mantém-se acima dos 12 mil utentes em Março
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores