O Teatro Micaelense, em conjunto com a Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais e a Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, está a desenvolver um conjunto de instrumentos digitais de apoio à gestão, a serem implementados a partir de Janeiro de 2024.
Estas ferramentas informáticas permitirão analisar dados históricos da instituição, tanto na vertente Centro Cultural, como na vertente Centro de Congressos, com o objectivo de auxiliar o Conselho de Administração na tomada de decisão em áreas como a construção da programação, a captação de novos públicos e a definição de políticas de promoção e divulgação.
A Teatro Micaelense – Centro Cultural e de Congressos, SA, abreviadamente designada por Teatro Micaelense, é uma entidade pública empresarial, dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial, que está sujeita aos poderes de tutela da Secretaria Regional da Educação e dos Assuntos Culturais e da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública do Governo Regional dos Açores. A sua missão principal é assegurar a prestação de um serviço público no domínio da promoção cultural, através da apresentação, produção e co-produção de actividades nas mais diversas vertentes artísticas. Paralelamente, e complementarmente, o Teatro Micaelense – Centro de Congressos assume-se como um instrumento privilegiado para o desenvolvimento do sector MI (Meetings and Incentives) nos Açores, permitindo a realização de conferências, reuniões profissionais e outros eventos sociais.