Edit Template

Depois do adeus!

  1. E já se passou o NATAL, a festa da cristandade que todos esperam, principalmente as crianças e as famílias que se juntam de forma festiva e alegre com jantar preparado e prendas junto ao presépio, que parece que passou a ser mais apreciado e valorizado, não venha aí o pai Natal a horas que já ninguém consiga acordar! O NATAL, apesar dos constrangimentos da vida e das guerras cada vez mais acesas, é um marco na vida das pessoas capaz de pôr o coração a trabalhar, a bater por todos os familiares e amigos e até pelos de fora , principalmente os que passam agruras. Não é apenas a data, as luzes, o ambiente a fervilhar e a publicidade a entrar sem pedir licença; não é apenas a árvore comprada de plástico verde com luzes a disfarçar; não é apenas recordar a lista de pedidos e de sonhos de crianças e graúdos. Naquela noite fria, para a maioria dos cristãos, nasce uma Criança, em Belém da Terra Santa, hoje em terrível guerra, que mais tarde havia de revolucionar o mundo com a Sua Mensagem, com a Sua postura, com a Sua ação sobrenatural que a todos curava, a todos perdoava, a todos tinha uma Palavra de alento, de esperança e de mudança de vida, de transformação do ego, de uma nova visão sobre as pessoas e sobre o mundo. E assim continuamos a esperar, ano a ano, pelo nascimento do Salvador, como última esperança da vida que levamos!
  2. Subsídios. O Tribunal de Contas deu parecer favorável à Conta da Região Autónoma dos Açores mas alertou para o elevado número de subsídios atribuídos pelo Governo dos Açores, em 2022, que ascenderam a 150 milhões de euros, sem que tenha existido a “devida avaliação de resultados”, uma lacuna que Artur Lima, perspicaz, já havia detetado, afirmando que a situação tinha de ser revista, prometendo tomar medidas nesse mesmo sentido. Com a queda do governo e marcação de eleições para 4 de Fevereiro, certamente que o assunto terá ficado para se ver depois, já pelo novo governo a sair das eleições, que o Tribunal, por sua vez, não se deve esquecer!
  3. O concelho onde chegaram os primeiros povoadores viu aprovado o seu Plano e Orçamento para 2024 que, segundo noticiaram os jornais, prevê aumento dos subsídios a instituições e clubes desportivos, requalificação de miradouros, construção de pavilhões multiusos, remodelação de campo de jogos , parque de merendas, construção de piscinas, de entre outras ações. Como fazem quase todos os Municípios por esta região e por este país fora! As obras e realizações que dão mais votos ou seja que mais dão na vista dos eleitores! Daí a dificuldade dos autarcas preverem nos seus orçamentos as obras com vala aberta para águas e esgotos e rede de águas pluviais, ainda mais nos concelhos onde as enxurradas fazem história. E muitas vezes com rigorosa tristeza!
  4. POSSE. Tomaram posse sexta-feira os Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia do Nordeste que iniciam funções no princípio do novo ano de 2024.
    Victor Sérgio Lima é o novo Provedor que substitui o Dr. José Carlos Barbosa Carreiro que apenas cumpriu um mandato por motivos da sua vida pessoal e familiar. Da lista da Mesa Administrativa fazem parte Flávio Soares, que é novamente candidato a deputado regional e presentemente é também vereador da Câmara do Nordeste e o outro membro é Anabela Medeiros, técnica superior da Edilidade.
    Sucedeu a Antonio Domingos Barbosa como presidente da Mesa da Assembleia Geral o presidente da Câmara, António Miguel Soares, que vai acumular aquelas funções na Santa Casa. Natália Borges volta a ocupar o lugar de presidente do Conselho Fiscal.
    Aos novos Órgãos auspiciamos trabalho profícuo em prol do bem-estar dos utentes das várias valências e serviços.
  5. PARA REFLEXÃO. Lá vêm outra vez as listas de espera, as malvadas e inquietantes listas que desesperam aqueles cujos nomes lá estão. Na cirurgia foram mais 825 utentes, facto que não deixa ninguém descansado.
    E, por outro lado, soube-se que a taxa de risco de POBREZA aumentou nos Açores para 26,1 por cento e é a maior do país! Para nossa desconsolação!

6.Livro. Luís H. Bettencourt publicou um livro de Manuel Inácio de Melo (MIM), que conheci pessoalmente, natural da Salga, terra que ele muito bem cantou, poeta popular genuíno conhecido e reconhecido, um livro que ficou 60 anos fechado numa caixa de sapatos. Uma emocionante memória das romarias quaresmais de São Miguel da década de 60 do século passado. Um sonho de Luís H. Bettencourt, que é mestre do rancho de São José, na recolha patrimonial sobre romarias que o levou longe, como se costuma dizer.
O padre Luís Leal, também ele romeiro apesar de continental, fez o prefácio e apresentou a obra na Igreja de Santo André. Parabéns pela iniciativa.

Frase da semana: “O Papa representa alguma coisa maior do que ele: cabe-lhe ser o vigário do olhar do amor de Jesus destinado a cada pessoa “.
(cardeal Tolentino Mendonça,
in revista do Expresso )

Espigão, Nordestinho, a caminho de 2024 
Eduardo de Medeiros
Edit Template
Notícias Recentes
GlobeStar Systems entregou prémios aos melhores alunos da Uace da Escola de Novas Tecnologias
Deputado do CHEGA/Açoresà Assembleia da República alvo de buscas pela PSP poralegado furto de malasnos aeroportos de Lisboae de Ponta Delgada
Há quase 20 anos que Nélia Sousa faz vestes para os romeiros em São Miguel, os seus primeiros clientes
Grupo ‘Açorsonho’ vai investir 15 milhões de euros na construção de um novo hotel de 5 estrelas com 148 unidades de alojamento no Monte Verde
Francisco Pimentel defende remuneração complementar para trabalhadores da administração central nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores