Edit Template

Presidente do município reforça contactos para a reabertura do Aeroporto de Santa Maria no período nocturno

A Presidente do município de Vila do Porto pretende reforçar novos contactos relativamente à necessidade de reabertura do Aeroporto Internacional de Santa Maria, no período nocturno, salientando que pretende oficiar, novamente, as entidades competentes para o efeito, a começar pela própria ANA/VINCI, que gere a infra-estrutura. O reforço da posição da Presidente do município tem que ver com os dois últimos pedidos de aterragens de emergência: um da companhia aérea Avianca em Novembro, com cerca de 250 passageiros e outro da companhia aérea Air Europa em Dezembro, com cerca de 355 passageiros.
Para Bárbara Chaves, estas situações “reforçam a importância” do Aeroporto Internacional de Santa Maria como uma infra-estrutura de “enorme relevância” de apoio de retaguarda em caso de emergência para a aviação comercial transatlântica e de suporte a ETOPS das companhias aéreas.
A par das questões de segurança, a posição geoestratégica de Santa Maria “tem também potencialidades no apoio à operação de escalas técnicas da Business Aviation, que podem ser muito mais exploradas, com as mais-valias económicas daí decorrentes, sendo que as questões da manutenção da condição do táxiway e melhoramento nas zonas estacionamento serão também assuntos a reforçar”.
A Presidente tinha já agendado uma reunião, para Novembro de 2023, em Lisboa, com o Ministro das Infraestruturas para voltar a reforçar este tema, numa altura em que estavam a ser desenvolvidos esforços com vista a alterações ao contrato de concessão com a VINCI, para que “fossem ponderadas as preocupações” relacionadas com o Aeroporto Internacional de Santa Maria nas futuras negociações com a VINCI.

Edit Template
Notícias Recentes
AICOPA desafia Governo dos Açores a pagar dívidas em atraso às empresas de construção
Governo e oposição de candeias às avessas sobre as alterações que o investimento no HDES vai provocar no Plano e Orçamento para 2024
Prisão preventiva para suspeito de sete assaltos em Ponta Delgada
Cantor Roberto Carlos com concerto no Coliseu Micaelense a 19 de Setembro
PSP detém dois suspeitos de furto no concelho da Ribeira Grande
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores