Edit Template

Contrato de concessão assinado entre a Agência Espacial Portuguesae a Thales Edisoft para exploração de antena de15 metros em Santa Maria

O contrato de concessão para a exploração da antena de 15 metros em Santa Maria, nos próximos 10 anos, foi assinado entre a Agência Espacial Portuguesa e a Thales Edisoft Portugal.
Segundo a Antena 1 Açores, passados sete anos desde a chegada a Santa Maria e quase três anos após a sua inauguração, a antena de 15 metros, proveniente de Perth, Austrália, foi oficialmente concedida à Thales Edisoft Portugal.
“Finalmente, passados alguns anos, foi assinado o contrato de concessão entre a Agência Espacial Portuguesa e a Thales Edisoft Portugal para a exploração da antena de 15 metros nos próximos 10 anos”, afirmou Vera Carvalho, Directora do Teleporto de Santa Maria.
Embora o contrato esteja formalizado, actualmente não está atribuída nenhuma missão à antena, uma vez que a paragem de quase três anos exige trabalhos de recuperação antes que esta possa ser destinada a qualquer tarefa específica.
“Temos um plano de negócios, mas não existe nenhum projecto concreto. O nosso foco, nos próximos 9 a 10 meses, é capacitar a antena com todas as suas funcionalidades, pois, embora esteja funcional, não está operacional”, explicou Vera Carvalho, destacando a necessidade de aquisição de equipamentos de gravação de dados e de realizar manutenção para tornar a antena completamente operacional.
No que toca à participação anunciada nos projectos da Agência Espacial Europeia (ESA) relacionados com o estudo da coroa solar (Proba-3) e com a missão de exploração a Marte (ExoMars), a Directora do Teleporto de Santa Maria não forneceu garantias, afirmando que dependerá do tempo necessário para a recuperação da antena e do cronograma desses projectos.
De acordo com a ESA, o lançamento do Proba-3 está previsto para 2024. No entanto, existem dúvidas de que a estação de Santa Maria esteja pronta para iniciar a missão dentro do prazo, considerando os investimentos e o tempo necessários para capacitar a antena para projectos de tal envergadura.
C.P.

Edit Template
Notícias Recentes
Novo modelo de avaliação externa dos alunos a partir de 2024/2025
Octant Furnas lança nova carta de Verão com sabores dos Açores com assinatura do Chef alentejano Henrique Mouro
Homem de 48 anos detido no Aeroporto João Paulo II por suspeita da prática do crime de posse de arma proibida
Incêndio em casa devoluta nas Laranjeiras
Câmara investe 250 mil euros na requalificação de ruas nas Capelas
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores