Foi aprovada a proposta do Plano Municipal para o Envelhecimento Activo desenvolvida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada que definiu políticas sociais concretas, a implementar até 2026, em benefício da população sénior do concelho.
Em termos materiais, o Plano Municipal para o Envelhecimento Activo vem definir a implementação de medidas a visar a promoção de cuidados de saúde junto da população sénior; a adopção de estilos de vida saudáveis; a inclusão e não discriminação dos seniores; e a participação dos seniores na comunidade.
O documento estratégico foi aprovado na reunião que teve lugar na biblioteca da Escola Secundária Antero de Quental, em Dezembro, e contempla 50 medidas a pensar na população sénior de Ponta Delgada, das quais 13 são direccionadas para a área das saúde e bem-estar, 17 para a participação cívica, 6 para a aprendizagem ao longo da vida e 14 na área da segurança, mobilidade e conforto.
Do corpo de objectivos deste instrumento estratégico de planeamento, fazem ainda parte o desenvolvimento de políticas camarárias no sentido de estimular o desenvolvimento cognitivo dos seniores; promover o enriquecimento de conhecimentos transversais; garantir a segurança na realização das actividades do quotidiano; e melhorar as condições de mobilidade da população sénior.
As medidas destinam-se à população sénior com idade igual ou superior a 65 anos e serão concretizadas pela autarquia em parceria com instituições públicas ou privadas.
Resumidamente, o Plano Municipal para o Envelhecimento Activo tem como objectivo central a dinamização de medidas estratégicas sociais no domínio do envelhecimento activo, promovendo uma inclusão activa deste público-alvo na comunidade, estimulando o seu sentido de pertença e prevenindo a solidão e o isolamento.
O município de Ponta Delgada tem já em curso diversos programas em prol do bem-estar da população sénior, nomeadamente através de iniciativas relacionadas com o Cartão PDL Sénior, Cartão Taxi+, Exercício e Saúde na Terceira Idade, Teleassistência, Projecto Idosos Activos e o Projecto de Apoio Geriátrico ao domicílio.
Têm também vindo a ser desenvolvidas outras iniciativas, das quais se destacam os descontos atribuídos para utilização do Mini Bus e diversos projectos em parceria com outras entidades, como seja o projecto Zero Desperdício e Programa Abem: Rede Solidária do Medicamento.
Na elaboração do Plano Municipal para o Envelhecimento Activo de Ponta Delgada foi recolhida informação qualitativa e quantitativa, tendo para tal sido realizada uma pesquisa bibliográfica diversificada, tanto através da recolha de informação estatística disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) e pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), como a partir de outras fontes oficiais, como o município de Ponta Delgada, Instituto de Segurança Social dos Açores, e consulta de outros planos estratégicos e demais legislação disponível.
Foi efectuado o diagnóstico da situação actual em matéria de envelhecimento para caracterização das respostas sociais e serviços de apoio a idosos, para a identificação de boas práticas de medidas e políticas direccionadas para a população sénior implementadas pelo município, bem como a análise do contexto e medidas, metas, indicadores e calendarização.