Edit Template

“Foi importante manter o negócio no primeiro ano de existência”

A Gold Studio Barbershop de Paulo Melo, na Rua João Francisco de Sousa,
n.º 29, fez este ano um ano de existência.

Com este propósito chegamos à fala com este barbeiro, de 39 anos de idade, que nos reportou a satisfação por já ter passado um ano, “numa caminhada de trabalho, empenho e dedicação”.
Para além disto, “surgiram muitos clientes novos”, por causa da localização, mas Paulo Melo reconhece que os clientes que já lidava no passado “foram uma preciosa ajuda para manter a casa aberta”,
Se 2023 foi um bom ano, Paulo Melo anseia que 2024 seja, de igual, modo positivo, “mas se for igual a 2023, já não será mau”.
“O ano de 2023 não foi um ano de excelência, porque tinha em mente trabalhar por conta própria, mas tornar este pensamento em realidade não foi fácil, mas o principal objectivo foi alcançado, que foi manter o negócio”.
Se um objectivo foi alcançado, o que se segue? “Agora é tentar alcançar novas etapas, nomeadamente conquistar novos clientes e se possível, aumentar a equipa de trabalho”.
Para já, Paulo Melo é o único barbeiro da Gold Studio Barbershop, que teve um colaborador ali a estagiar. Este elemento deverá regressar ainda este mês, abrindo-se a perspectiva de poder fazer parte da equipa de trabalho, não estando posta de lado, a possibilidade de poder abrir um novo espaço, mantendo o actual, mas “devagar, passo a passo, não dando o passo maior do que a perna”.

Marcações durante a semana
e ao Sábado por ordem de chegada

A Gold Stutio Barbershop funciona durante a semana, de Segunda-feira a Sexta-feira, por marcação, e ao Sábado, por ordem de chegada das 08h00 às 13h00. Durante a semana, o horário é das 09h00 às 12h00 e das 14h00 às 19h00. O descanso é ao Domingo.
Pouco gente se lembra, que “ter um espaço comercial”, neste caso em particular, “não é só ser barbeiro”, mas a profissão vai muito para além da sua função, “é ser gestor financeiro, é quem paga as contas e é quem gere o stock dos produtos necessários para o dia-a-dia de uma barbearia, porque não pode falar nada”.
Ano novo preços novos. O ano de 2023 ficou marcado pelo aumento generalizado dos preços e na Gold Studio Barbershop também foi uma realidade, no mês de Dezembro, para habituar os clientes já durante o ano que está em vigor. Assim, fique a saber, que um corte de cabelo custa 12 Euros e a barba são 7 Euros. No entanto, a conjugação dos dois serviços custa 18 Euros. O aumento verificado foi de um Euro, em cada um dos serviços prestados.

“Caldos de galinha nunca fizeram mal
a ninguém”

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, e com elas, surgem novas e velhas modas. As barbearias regressaram em força, e sobre esta realidade, Paulo Melo diz, que “há espaço para todos”, apesar de reconhecer, que “o mercado poderá estar já um pouco saturado, no centro de Ponta Delgada”.
A profissão é popular em todo o mundo, está na moda, mas com tantos cabeleireiros e barbeiros, apela à prudência, porque “caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém”.
Antes de poderem abrir o seu próprio espaço, Paulo Melo aconselha aos novos barbeiros, a aprender com os mais experientes, porque trabalhar com profissionais experientes é uma óptima maneira de aprender e aprimorar habilidades”.
Nesta vida de barbeiro, Paulo Melo releva a importância de se manter actualizado com as últimas tendências e técnicas de barbearia. “A formação é contínua, porque nesta profissão buscamos novas técnicas e cursos para acompanhar todas as evoluções e tendências no ramo”.
Este barbeiro, aposta ainda nas redes sociais, apesar de não ser tanto, como desejaria”, por falta de tempo. Mesmo assim, marca presença no Facebook e Instagram.

Futsal é a modalidade de eleição

Para quem não sabe, Paulo Melo é natural da Freguesia da Relva. Estudou em vários estabelecimentos de ensino, entre eles, nos Arrifes, na Canto da Maia e na Escola Profissional Hoteleira. O curso de barbeiro foi tirado numa escola no continente, mas antes, fez de tudo um pouco, no mercado do trabalho, acabando por ficar na área que mais gosta, como barbeiro.
Em tempos, Paulo Melo também foi árbitro de futsal, na Associação de Futebol de Ponta Delgada, actividade que desistiu para dar seguimento à sua vida profissional como barbeiro. “Passei bons momentos no Futsal, porque é a minha modalidade de eleição, mas tive de abdicar de ser árbitro, porque senão ficava sem tempo para descansar, porque os jogos eram ao fim-de-semana e o meu dia de descanso sempre foi ao domingo”.

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
Plano de Saúde2030 aprovado pelo Governo “garante igualdade nos resultados da saúde”
Vilafranquense regressa às Festas de São João da Vila e forma a Marcha do Emigrante com representantes dos Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Inglaterra
Novo hotel Hilton é de “vital importância para o desenvolvimento da notoriedade internacional dos Açores”, afirma Duarte Freitas
Azeite e papo-seco foram os produtos que mais aumentaram de preço nos Açores entre Junho de 2023 e Maio de 2024
“O ioga é uma jornada profunda de auto-conhecimento”, afirma a instrutora Carolina Lino
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores