Vasco Cordeiro defendeu, ontem, que o Programa SAFIAGRI, uma medida de compensação aos produtores agrícolas de encargos bancários das explorações, deve ser “retomado de forma urgente”.
“Não é preciso inventar a roda, basta retomar, de forma urgente, o programa SAFIAGRI, que já existiu anteriormente e que foi criado pelos governos regionais do Partido Socialista”, reforçou. O candidato falava à margem de uma visita à Cooperativa União Agrícola – Fábrica de Rações Santana, seguida de reunião com a Associação Agrícola de São Miguel, em Rabo de Peixe.
Vasco Cordeiro realçou que o sector agrícola é “extremamente importante para a nossa economia”, mas que “vive uma situação de grande pressão quanto ao rendimento do agricultor” e que, por isso, é preciso “inverter caminho”.
O candidato a Presidente do Governo Regional manifestou a sua “preocupação com o aumento generalizado dos custos de produção”, como o “aumento das taxas de juros” ou a “baixa do preço do leite” e defendeu que um Governo Regional deve “insistir em ultrapassar os desafios”.
“É preciso valorizar o sector, sobretudo ao nível da transformação e da comercialização, de forma a acrescentar valor aos lacticínios dos Açores, com o objectivo muito claro de melhorar o rendimento dos agricultores açorianos”, advogou Vasco Cordeiro, candidato do PS/A a Presidente do Governo.