Edit Template

Vinte e quatro escolas açorianas participam no projecto ‘Heróis da Fruta’

Vinte e Quatro escolas da Região Autónoma dos Açores participam na 13ª edição do projeto ‘Heróis da Fruta’.
A iniciativa da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) pretende aumentar o consumo diário de frutas e legumes para as crianças dos jardins-de-infância e primeiro ciclo.
“As frutas e os legumes são alimentos essenciais para a saúde em qualquer idade, mas sobretudo na infância. Os nutrientes que encontramos nestes alimentos são insubstituíveis. O que acontece é que apesar de serem essenciais, o seu consumo é muito baixo”, disse Mário Silva, Presidente da Direcção da APCOI.
O projecto segue as metas da Organização Mundial de Saúde e da Direcção Geral da Saúde.
De forma a cativar os mais novos para terem uma alimentação mais saudável, são realizadas várias actividades em ambiente escolar.
A leitura de histórias, realização de fichas de trabalho, jogos educativos, visualização de vídeos e caças ao tesouro, são alguns exemplos daquilo que é desenvolvido pelo projecto.
Segundo Mário Silva, quando o objectivo diário de consumo de frutos e legumes é alcançado, as crianças recebem uma estrela para colocar no passaporte de ‘Heróis da Fruta’.
“O ano passado garantimos a ingestão de, pelo menos, um milhão de porções de fruta em todas as escolas que participaram, mas conseguimos também reduzir a ingestão diária de alimentos menos saudáveis nos lanches escolares em 55%”, afirmou o Presidente.
Mário Silva afirmou que na edição passada garantiram o consumo de, pelo menos, um milhão de porções de fruta “em todas as escolas que participaram”.
O Presidente da Associação afirma que, além de promover uma alimentação saudável quer também “incentivar uma alimentação sustentável, ou seja, com este projecto promovemos o consumo de hortofrutícolas regionais e nacionais”. Este ano estão inscritas 3.522 turmas e 1.105 estabelecimentos de ensino de todo o país.
“Este ano é aquele em que registamos uma maior repetição da participação de escolas. Temos 47,5% de turmas que estão a participar pela primeira vez, o que significa que mais de metade das turmas inscritas são turmas que já participaram anteriormente neste projecto”, disse Mário Silva.
No ano passado o projecto ‘Heróis da Fruta’ bateu o “recorde absoluto” de participação de crianças, registando-se a participação de mais de 80 mil alunos, segundo Mário Silva. O projecto ‘Heróis da Fruta’ é promovido pela APCOI e conta com o apoio principal da ALDI Portugal.
“Para que nenhuma escola interessada fique de fora desta edição”, o Presidente da Associação admite o prolongamento do prazo de inscrição até 15 de Janeiro de 2024 em www.heroisdafruta.com.

Edit Template
Notícias Recentes
Psicóloga Inês Martins associa isolamento social e geográfico à elevada taxa de depressão e suícidio nos Açores
Hasret Kukul conheceu uma micaelense com quem casou na Turquia mas a insegurança no seu país fez o casal regressar à ilha
PS/A defende reforço e adequação das respostas de ATL na Região para crianças de 3 e 6 anos
Sportiva Azoris Hotels inicia campanha europeia
Sub-23 de volta ao Estádio
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores