Edit Template

Serviço Diocesano de Liturgia promove primeiras jornadasdo ano pastoral em São Miguel

Programa aposta na formação dos ministérios laicais de leitor, ministro extraordinário da comunhão e cantor
As ouvidorias de Vila Franca do Campo e da Lagoa, na costa sul da ilha de São Miguel, vão acolher as Jornadas de Liturgia promovidas pelo Serviço Diocesano de Liturgia, nos próximos dias 17 e 23 de Janeiro respectivamente.
Em Vila Franca, as Jornadas terão a duração de dois dias- 17 e 18 de Janeiro – e na Lagoa de três dias – 23, 24 e 25 -, sendo o programa consideravelmente o mesmo.
Leitores, grupos corais e ministros extraordinários da comunhão irão aprofundar a importância das suas funções na vida litúrgica das comunidades paroquiais. Além dos aspectos práticos destas funções, haverá um enquadramento teórico-teológico, seguindo-se também um enquadramento pastoral destes ministérios.
A doutrina do Concílio Vaticano II sobre a presença e a acção do Espírito Santo na vida da Igreja (cf. LG 4) projectou uma Igreja pluriministerial, rica de pastores, de profetas, de doutores, de anciãos, entre outros, na qual se manifesta a fecundidade carismática do Espírito do Ressuscitado. Na Exortação Apostólica Christifideleslaici, São João Paulo II convidava à valorização dos carismas, desde os mais simples aos mais complexos «os quais devem ser recebidos com gratidão, tanto da parte de quem os recebe, como da parte de todos na Igreja» (ChL 24). E procurava distinguir entre ministérios, ofícios e funções (ChL 23).
Na sua programática Exortação Apostólica EvangeliiGaudium, o Papa Francisco acentua a raiz baptismal da condição discipular e missionária de todos os fiéis, independentemente do seu grau de instrução e reclama um novo protagonismo dos baptizados (cf. EG 120), chamados a evangelizar os múltiplos ambientes da vida.

Edit Template
Notícias Recentes
Hospitais e Centros de Saúde dos Açores devem mais de 700 mil euros aos bombeiros pelo transporte não urgente de doentes
Nova carreira para os assistentes operacionais terá retroactivos, mas há processos que continuam por concluir
Universidade dos Açores acolhe a exposição “Frágil & Resiliente” até final de Maio
“Através do desporto, podemos promover turisticamente a Região e o Clube União Micaelense tem feito isso com excelência” afirma
Ex-Presidente do HDES defende-se e diz que “não fazia nem rasurava” as actas do conselho de administração do hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores