Arrancou, ontem, a quarta edição do projecto ‘Avós-Pais-Netos’, promovido pela Câmara Municipal de Lagoa, através do serviço de Educação e Cultura. Trata-se de um projecto que promove encontros intergeracionais entre a população infantil e sénior do concelho de Lagoa, através de dinâmicas de estimulação cognitiva e física, sendo a sua primordial finalidade a promoção da saúde e do bem-estar.
Desenvolvido através de várias edições, com vista a trabalhar com públicos de várias freguesias, cada edição conta com oito sessões, onde são realizadas dinâmicas intergeracionais entre os utentes das instituições particulares de solidariedade social (IPSS), como o Centro de Convívio de Ribeira Chã, a Santa Casa da Misericórdia de Lagoa, a Igreja Paroquial de Santa Cruz e o Centro de Convívio de Água de Pau, e as crianças do Centro de Actividades e Tempos Livres (CATL) – O Borbas, do CATL de Água de Pau e CATL da Atalhada.
A Câmara Municipal deu, assim, início à quarta edição deste projecto, tendo a primeira sessão decorrido anteontem, 8 de Janeiro, no Centro de Convívio da Ribeira Chã. De acordo com a vereadora da Educação e Cultura, Albertina Oliveira, “esta iniciativa tem como objectivo proporcionar a proximidade entre as diferentes gerações, o intercâmbio de conhecimentos, a estimulação da componente cognitiva e, ao mesmo tempo, o combate ao isolamento. Queremos, desta forma, estimular o envelhecimento ativo da sociedade e proporcionar qualidade de vida e bem-estar aos lagoenses”.
Este projecto que, pela natureza como está estruturado, pretende trabalhar com pequenos grupos em cada edição, tem tido uma boa receptividade por parte de idosos e de crianças do concelho. Até à data, e contabilizando-se os abrangidos com esta quarta edição, o projeto contou já com a participação activa de 94 pessoas de ambos os grupos geracionais.