Edit Template

Chegam mais 82 médicos aos hospitais e centros de saúde de São Miguel e da Terceira

Os Açores recebem este ano (2024) 82 novos médicos – segundo dados do Serviço Regional de Saúde agora divulgados oficialmente.
Internos do ano comum ou formação geral são 52, distribuídos por Ponta Delgada (37), Angra do Heroísmo (12) e Horta (três).
Quanto a internos de formação específica ou especialidade, são 30, de novo distribuídos pelos três hospitais dos Açores, mas também por duas unidades de saúde de ilha. Para São Miguel estão contemplados 17 para o hospital e oito para a unidade de saúde, enquanto a Terceira é contemplada com um no hospital e dois na unidade de saúde. O hospital da Horta (Faial) é contemplado com dois médicos na categoria em causa.
Os médicos que estão na Região ao abrigo do documento legal que prevê a fixação de profissionais da área (Decreto Regulamentar Regional nº 1/2022/A, de 21 de Janeiro) estão obrigados a um período de permanência nos Açores de pelo menos três anos. Este normativo permitiu até agora a fixação de cerca de 50 médicos.
Entre outros incentivos, os médicos recebem por um período de três anos um acréscimo financeiro de montante variável consoante a ilha onde sejam colocados. O valor do incentivo pecuniário é fixado em função das carências sentidas nas respectivas ilhas, por zonas, em percentagem relativa à remuneração base correspondente à primeira posição remuneratória da categoria de assistente, das carreiras médica e especial médica”, estipula o quadro legal.
Nas ilhas São Miguel e Terceira a majoração é de 35 %, subindo para 40 por cento no Faial e no Pico). Nas restantes ilhas (Santa Maria, Graciosa, São Jorge, Flores e Corvo) a majoração é de 45 por cento.

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores