Edit Template

Direcção Geral do Ensino Superior entra comseis milhões de euros no contrato-programacom a Universidade dos Açores

Foi assinado, no dia 7 de Dezembro do ano passado, um contrato-programa entre a Universidade dos Açores e várias entidades, com o objectivo de fortalecer a instituição de ensino superior, promover a transição ecológica, explorar o potencial do espaço e do oceano, e contribuir para o desenvolvimento regional.
Este contrato-programa, a que o Correio dos Açores teve acesso, surge na sequência do relatório “Resourcing Higher Education in Portugal”, apresentado em Dezembro de 2022, que analisou o financiamento do ensino superior em Portugal, tendo resultado em recomendações para a revisão do modelo vigente.
A implementação do novo modelo visa valorizar a “eficiência, eficácia e qualidade” do desempenho das instituições de ensino superior públicas, permitindo uma adaptação gradual ao longo de um triénio.
O contrato-programa com a Universidade dos Açores destaca-se pelo seu enquadramento mais amplo, que inclui outras fontes de financiamento para além do Orçamento do Estado, e pela implementação de medidas relevantes para o sistema de ensino superior. Uma das principais vertentes é o apoio à investigação e desenvolvimento, com a criação do programa temático “Açores: transição ecológica-espaço-oceano”. Este programa visa potenciar a capacitação científica da Universidade dos Açores, explorando o seu posicionamento atlântico e as características naturais do arquipélago.
O contrato inclui, ainda, compromissos específicos das entidades financiadoras. A Fundação da Ciência e Tecnologia compromete-se a garantir um investimento total de 3 milhões de euros para a implementação do novo programa temático de Investigação e Desenvolvimento (I&D) intitulado “Açores: transição ecológica-espaço-oceano”. Este programa tem como objectivos orientar a capacitação científica da Universidade dos Açores, explorando o seu posicionamento atlântico e as características naturais únicas da região.
Por sua vez, a Direcção-Geral do Ensino Superior transfere um montante total de 6 milhões de euros para a Universidade dos Açores, distribuído ao longo dos anos 2023, 2024, 2025 e 2026. Deste valor, 750.000 euros por ano serão destinados ao cumprimento dos compromissos estabelecidos no contrato-programa, enquanto outros 750.000 euros anuais destinam-se a apoiar os constrangimentos gerados pela localização insular e ultraperiférica da universidade.
A parceria com a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), a Agência Espacial Portuguesa (PORTUGAL SPACE) e a Associação para o Desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR CENTRE) prevê o desenvolvimento de cátedras específicas, cada uma com investimentos anuais ao longo de vários anos.
As cátedras FLAD e PORTUGAL SPACE contribuem com um aporte financeiro de 50.000 euros em 2024; 100.000 euros em 2025; 100.000 euros em 2026; e 50.000 euros em 2027, totalizando 300.000 euros cada uma.
A cátedra AIR CENTRE, por sua vez, pagará 100.000 euros em 2025; 100.000 euros em 2026 e 2027, totalizando também 300.000 euros.
A comparticipação do Governo Regional dos Açores no financiamento das cátedras é correspondente a 30% do montante total de financiamento garantido pelas entidades financiadoras das Cátedras, designadamente 90.000 euros na Cátedra FLAD; 90.000 euros na Cátedra PORTUGAL SPACE; 90.000 euros na Cátedra AIR CENTRE, perfazendo um total de 270.000 euros.
O Governo Regional dos Açores compromete-se, ainda, a apoiar projectos e serviços geridos pela Universidade, incluindo o financiamento do apoio à tripolaridade, no valor de 950.000 euros por ano, e o co-financiamento de operações financiadas por fundos FEDER e FSE.
Para efeitos da execução do contrato, adicionalmente aos montantes previstos, a Universidade dos Açores afectará recursos humanos próprios de valor correspondente a 20% dos montantes previstos.
O compromisso do AIR CENTRE apenas é válido após emissão do parecer favorável dos Estatutos da Associação Para o Desenvolvimento do Atlantic International Research Centre.
O contrato-programa estabelece ainda a criação de um Conselho de Monitorização e Estratégia, presidido pelo Director-geral do Ensino Superior, para acompanhar a execução do acordo. Relatórios anuais de execução terão de ser apresentados pela Universidade dos Açores, condicionando os pagamentos às entidades financiadoras.
O documento foi assinado entre a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Direcção-Geral do Ensino Superior, a Universidade dos Açores, o Governo Regional dos Açores, a Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), a Agência Espacial Portuguesa (PORTUGAL SPACE), e a Associação para o Desenvolvimento do Centro Internacional de Investigação do Atlântico (AIR Centre).
O contrato-programa entrou em vigor a partir da data da sua assinatura e tem duração por um período de quatro anos.
Carlota Pimentel

Edit Template
Notícias Recentes
II edição do “Associativismo Talks”a 30 de Abril na Ribeira Grande
Talentoso artista nacional NOBLE vai actuar na Lagoa a 10 de Maio
Nove mil toneladas de produtos no valor de17 milhões de euros vendidos às superfícies comerciais Continente em 2024
Formandos da Eftazores no Desarma do hotel ‘The Views Vaia’, no Funchal
Liberdade de expressão e notícias falsas em debate por Juízes em Ponta Delgada no dia 6 de Junho
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores