A Fundação OceanAzores (FOA), em parceria com a AzoresGetaways, vão lançar um concurso de fotografia para eleger ao melhor fotografia sobre o oceano, tirada nos mares dos Açores. O objetivo é contar a história deste santuário marinho que nos rodeia e que é único no mundo, e com isso ajudar a promover o conhecimento científico e espalhar a palavra sobre o oceano e as experiências sustentáveis baseadas nesse mesmo oceano.
O concurso está aberto a todos os fotógrafos que, a partir deste dia 8, submetam à organização fotografias tiradas na Região Autónoma dos Açores, sendo que essa submissão deverá ser feita até ao final do dia 24 de Janeiro. (Não é necessário que as fotografias sejam tiradas durante esse período). O vencedor será anunciado no dia 3 de Fevereiro próximo. As fotografias vencedoras em cada categoria e a vencedora absoluta estarão expostas na sala de chegadas do Aeroporto João Paulo II, a maior aerogare dos Açores.
A concurso estão 4 categorias distintas: (1) Por cima de água (2) Debaixo de Água (3) Lixo/Impacto marinho e (4) Turismo Oceânico.
A captura de imagens de baleias, sejam elas imagens subaquáticas ou captadas através de drones, nos mares dos Açores, é ilegal, caso o fotógrafo não esteja na posse de uma licença emitida pelo Governo dos Açores, para este tipo de actividade.