Há uma característica distinta no Snack-Bar Pizzaria Paraíso, dos irmãos Farias, na Rua do Paim, e uma delas é como aquele anúncio de televisão, que anunciava o brandy Constantino: “a fama que vem de longe”.
Ali, no Snack-Bar Pizzaria Paraíso, a fama tem a ver com os pratos, que desde sempre são confeccionados em forno de lenha, que recuperam sabores do passado, onde a tradição da comida caseira ganha cada vez mais adeptos.
A juntar a tudo isto, o almoço ou jantar no local pode ser degustado na sala interior ou na explanada, mas o melhor é mesmo reservar, porque pode não haver lugares, mesmo nesta altura do ano.
No local chegamos à fala com Fábio Farias, de 43 anos de idade, que nos reportou que “a actividade foi iniciada em 2019, em nome individual”, mais tarde constituída empresa Irmãos Farias – Restauração e Similares, Lda.
Tudo começou em plena pandemia
Curiosamente, tudo começou em Março de 2019, no início da pandemia da Covid-19. “Foi uma fase complicada para todos, mas começamos com apenas com serviço take-away, que nos permitiu vender comida cozinhada ou refeições prontas a serem consumidas fora do local. Para além disso, permitiu-nos realizar as obras que eram necessárias, não tendo que fechar as portas, se estivéssemos já a funcionar seria um grande inconveniente para o nosso normal funcionamento”.
As vendas começaram com frango assado, com recheio e batata assada no forno de lenha, mas depois vieram as pizas.
Uma outra característica do Snack-Bar Pizzaria Paraíso, para além do serviço take-away é o facto de haver bar, restaurante e pizaria, e a particularidade dos pratos serem confeccionados em forno de lenha, que tornam os alimentos macios e suculentos, apesar de criarem uma camada crocante por fora.
Para além do frango e das pizas, a ementa no Snack-Bar Pizzaria Paraíso é variada e ontem destacava-se o creme de tomate, feijoada no forno de lenha e chicharros.
Polvo assado no forno é imperdível
às Sextas-feiras
Um dos pratos mais concorridos é o polvo assado no forno, às Sextas-feiras mas, quem quiser experimentar a receita do Snack-Bar Pizzaria Paraíso tem de reservar com antecedência.
Já agora fique a saber, que a madeira utilizada nos fornos do Snack-Bar Pizzaria Paraíso é a acácia, que “produz chama rápida e constante, produzindo um calor mais duradouro. O objectivo é criar a temperatura ideal e alguma fumaça para dar um sabor distinto à comida”.
Em termos de perspectivas para o futuro, Fábio Farias releva, que “o objectivo é manter a estrutura. No entanto, criar pratos diferentes é um dos propósitos. “Por exemplo, confeccionamos pernas de rã, cujo sabor é muitas vezes comparado ao frango, mas há quem diga que se parece mais com peixe. É um produto que tem o seu cliente, que sabe o que vai comer e gosta”.
A francesinha também tem fama
A francesinha em forno de lenha tem somado adeptos, inclusivamente com comentários positivos nas plataformas online, entre elas, a TripAdvisor.
Aproveitando o forno de lenha, os pães de hambúrguer são também da casa e as sandes de pernil, filetes, bifes de cebolada, lulinhas à Paraíso, carne de porco à alentejana, iscas de fígado, entre outros pratos, são meticulosamente confeccionados.
O mais novo dos irmãos Farias é Ruben, de 37 anos de idade. “No total, somos 14 colaboradores, mas tanto eu como o meu irmão Fábio também estamos sempre aqui”, relevou. “Basicamente, o nosso conceito é de estilo familiar, onde tentamos sempre apresentar comida tipicamente regional, onde não pode faltar, do mesmo modo, as assaduras, a dobrada com feijão e os chicharros. Sazonalmente, é confeccionado também o bacalhau de natas no forno de lenha, mas “na partilha entre amigos surgem as entradas, como o pão de alho francês e o pão pepperoni”.
Na hora de escolher as pizas, que podem ser grandes ou pequenas, o cliente pode optar até cinco ingredientes, mas há sempre uma variedade de sabores e ingredientes para satisfazer os clientes. Pizza à Paraíso, Pizza à Farias, Pizza del Mar, Pizza Verâna, Sabores de Tortuga, entre outras.
O Snack-Bar Pizzaria Paraíso funciona todos os dias, de Segunda-feira a Sábado, das 07h00 às 22h00. A cozinha fecha às 22h00, mas o bar fica aberto até às 23h00. Domingo é o dia de descanso.
Marco Sousa