Está celebrado o protocolo entre o Governo dos Açores e a Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, serviço do Ministério da Justiça, para a implementação da “Academia Empreendedora – Activa o teu potencial” no Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.
O documento, assinado ontem pela Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, Maria João Carreiro, e pelo Director-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, Rui Abrunhosa Gonçalves, formaliza o arranque do projecto-piloto “Activa o teu potencial – Promoção de Competências Empreendedoras em Jovens Reclusos” naquele estabelecimento prisional.
O objectivo deste projeto-piloto é promover competências empreendedoras nos jovens reclusos até aos 35 anos de idade, tendo em vista o incremento da auto-estima dos participantes e a sua capacitação para a construção de novos percursos de vida e a reintegração sócio-profissional após execução da pena e consequente libertação.
Assim, o programa incluiu 30 horas de formação, a decorrer num período máximo de 45 dias, e inclui áreas temáticas como empreendedorismo, criatividade, inovação, gestão ou comunicação, bem como iniciativas e eventos como “Empreendedor por um Dia” e “Feira do Empreendedor”.
A Academia Empreendedora é implementada pela Secretaria a Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direcção Regional da Juventude. Além da modalidade “Activa o teu potencial”, destinada à população jovem reclusa nos Açores, inclui ainda a “Escola de Líderes”, que percorre todos os ciclos de ensino, incluindo o Ensino Universitário e o Ensino Profissional.