O Erasmus+ é um Programa europeu que promove o desenvolvimento pessoal e profissional de todos os cidadãos nas áreas da juventude, educação, formação e desporto.
Este Programa incentiva parcerias europeias ou internacionais, fomentando a partilha de conhecimento e inovação e, assim, contribuindo para a coesão social, empregabilidade, crescimento sustentável e reforço da identidade europeia.
Assim, no âmbito do projecto Erasmus+ – Strategic Partnership, foi criado o espectáculo “UNISON– Sound and Sould”, que une os Açores, a Macedónia do Norte e a Croácia. E se na primeira mobilidade todos estavam pouco à vontade, agora, decorridos dois anos de convívio e trabalho conjunto, o que existe é um grupo coeso de amigos que partilha hábitos e costumes, conhecimentos e formas de estar e de sentir, que utiliza como língua, a inglesa, e como linguagem, a arte.
O espectáculo “UNISON – Sound and Soul”, com uma estrutura operativa, é o resultado de tudo isso, de um trabalho de descoberta, auto-crescimento, emancipação do pensamento artístico, superação, partilha e, sobretudo, pertença, entre os grupos dos três países participantes: Portugal, Croácia e Macedónia do Norte. O “UNISON– Sound and Soul” pretende, através das artes plásticas e performativas mostrar a cultura, os costumes e as tradições de cada um destes países, assim como realçar aquilo que têm em comum, o sentimento de que somos UM único povo: o povo europeu.
O espectáculo, sob a forma de ópera, irá decorrer no dia 17 de Janeiro, às 20h00 no Teatro Ribeiragrandense e a entrada é gratuita. A Musiquim- Associação Musicoteatral dos Açores, em nota, agradece todo o apoio da Escola Secundária da Ribeira Grande, do Arquipélago- Centro de Artes Contemporâneas e da Câmara Municipal da Ribeira Grande para a execução deste projecto.