Edit Template

Clero açoriano pela primeira vez em retiro anual com uma religiosa como pregadora

Diocese oferece três turnos diferentes em Ponta Delgada, Angra e São Mateus do Pico, orientados pela Irmã Ângela Coelho, Superiora da Aliança de Santa Maria. É a primeira vez que o clero açoriano participa num retiro que tem como pregador uma religiosa.

A Irmã Ângela de Fátima Coelho, superiora da Aliança de Santa Maria, uma congregação feminina intimamente ligada à Mensagem de Fátima, será a pregadora dos três turnos do Retiro do Clero diocesano de Angra, agendados para Ponta Delgada, Angra e São Mateus do Pico. É a primeira vez que os sacerdotes diocesanos terão como pregador uma religiosa.
O primeiro de três turnos começa já na Segunda-feira, dia 15, em Ponta Delgada, no Centro Pastoral Pio XII.
“Trata-se de uma oportunidade única para o crescimento espiritual dos sacerdotes e para reforçar a unidade no seio do Presbitério. Ser um homem de Deus que fez e faz uma profunda experiência de encontro com Jesus Cristo é o que a Igreja e os fiéis esperam do presbítero” refere a carta convite que foi dirigida ao clero.
“Esta experiência de encontro com Jesus Cristo é a grande mística que sustenta o nosso ministério” refere ainda o documento, acrescentando que o retiro anual “é ainda uma graça da qual somos chamados a participar com ânimo generoso e coração aberto para acolher a renovação que o Espírito Santo traz à Igreja”.
“A intenção primordial do retiro deste ano deve ser a aceitação da urgente necessidade de conversão pessoal e pastoral à qual, não somente as nossas estruturas são chamadas, mas, sobretudo nós, ministros ordenados. Faço votos que todos possam estar presentes e peço que vos inscrevais”, salienta a carta.
A 22 de Janeiro, no Hotel de Santa Catarina, em Angra e a 11 de Abril em São Mateus, no Pico, decorrerão os dois outros turnos, onde o clero açoriano poderá fazer o seu retiro anual.
A Irmâ Ângela de Fátima Coelho é médica e é licenciada em Ciências Religiosas pela Universidade Pontifícia de Comillas, em Madrid.
Entrou para a Congregação da Aliança de Santa Maria em 1995 e hoje é a sua superiora geral. Integra também uma das vice-presidências da CIRP.
É docente no Curso de Ciências Religiosas do Instituto Superior de Ciências Religiosas de Aveiro (ISCRA) e no Curso Geral de Teologia, do Centro de Formação e Cultura, da Diocese de Leiria-Fátima.
Tem orientado cursos de formação religiosa, retiros espirituais e é convidada frequente em palestras e desenvolve diversas acções de formação. É também a vice-postuladora da causa de canonização da Irmã Lúcia, tendo sido a postuladora da Causa de Canonização dos Santos Pastorinhos, Francisco e Jacinta Marto.

IA
Edit Template
Notícias Recentes
Plano de Saúde2030 aprovado pelo Governo “garante igualdade nos resultados da saúde”
Vilafranquense regressa às Festas de São João da Vila e forma a Marcha do Emigrante com representantes dos Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Inglaterra
Novo hotel Hilton é de “vital importância para o desenvolvimento da notoriedade internacional dos Açores”, afirma Duarte Freitas
Azeite e papo-seco foram os produtos que mais aumentaram de preço nos Açores entre Junho de 2023 e Maio de 2024
“O ioga é uma jornada profunda de auto-conhecimento”, afirma a instrutora Carolina Lino
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores