O ano de 2023 excedeu todas as expectativas da Câmara Municipal da Lagoa em relação ao número de visitantes nos seus três postos de turismo.
De acordo com os dados estatísticos referentes aos postos de turismo, em 2023, registaram-se 17.565 visitantes, um acréscimo de 96% em relação a 2022, representando uma média mensal de 488 visitantes por cada um dos três postos.
Aliás, por postos de turismo, foi na Casa da Água que se registou o maior número de visitantes (12.402 visitantes) entre Janeiro e Dezembro, representando 71% do total, seguindo-se o Posto de Turismo do Mar, na Caloura, com 3.239 visitantes (18% do total) e o Posto de Turismo do Passeio Marítimo com 1.924 visitantes (11% do total).
De referir que, todos os postos de turismo do concelho registaram aumentos de visitantes face a 2022, sendo que a Casa da Água registou um aumento de visitantes na ordem dos 136%, seguindo-se o Posto de Turismo do Mar, com um aumento de 131% e o posto de Turismo do Passeio Marítimo, com um aumento na ordem dos 78%.
Naturalmente, foi nos meses de verão (Junho a Setembro) que se registou a maior percentagem de visitantes com um aumento de 151% em relação ao período homólogo de 2022, tendo a Casa da Água sido responsável por 76% dos visitantes neste período.
Por nacionalidades, a maioria dos visitantes são portugueses (28%), sendo 10,4% deles residentes na ilha de São Miguel. Seguem-se os espanhóis (21%), os norte-americanos (14%) e os franceses (11%). Alemanha, Canadá, Itália, Países Baixos, Reino Unido e Polónia fazem parte do top10 das nacionalidades que mais visitaram os três postos de turismo e que foram responsáveis por 89% de todos os visitantes.
Estes são números que, para a vereadora da área do Turismo da Câmara Municipal da Lagoa, Albertina Oliveira, reflectem o forte incremento que o turismo está a ter na Região e, naturalmente, no concelho de Lagoa.
Para a vereadora Albertina Oliveira, “os postos de informação turística do município assumem-se como uma das principais ferramentas que a Câmara Municipal da Lagoa dispõe, no sentido de informar quem nos visita para a complementaridade e riqueza da oferta turística”. Considera, assim, que “os dados referentes a 2023 representam a pertinência do serviço prestado e fundamentam a actividade diária destes três postos de turismo, com especial enfoque na divulgação do turismo de natureza, nomeadamente nas zonas balneares e da rede de trilhos pedestres, não descurando a importância do património cultural e arquitectónico, intimamente ligado com a história do povo lagoense, destacando-se a arte bonecreira, para além da gastronomia como uma referência e um ponto atractivo para quem visita o concelho”.
Recorde-se que, a rede de postos de turismo da Câmara Municipal da Lagoa teve o seu início em 2015, com a inauguração do Posto de Turismo do Mar na Caloura, seguindo-se, em 2018, a abertura da Casa da Água – Trail Point, no lugar dos Remédios, e, mais recentemente, em 2021, o Posto de Turismo do Passeio Marítimo, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, sendo que todos estes postos se encontram abertos de Segunda a Domingo, das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h00.