Edit Template

“A lógica é fundamental na teoria da computação e tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da inteligência artificial”

“O estudo da lógica, além de contribuir para o domínio de tipos fundamentais de inferências e para a identificação de erros inferenciais comuns ou falácias, incute hábitos de pensamento úteis para a resolução de problemas em geral”, salienta Rui Sampaio da Silva, professor na Universidade dos Açores, em Dia Mundial da Lógica.

Correio dos Açores – Qual a importância do Dia Mundial da Lógica na promoção da lógica e do pensamento racional?
Rui Sampaio da Silva (Professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade dos Açores) – A importância é essencialmente simbólica, na medida em que o Dia Mundial da Lógica contribui, ou pode contribuir, para uma maior tomada de consciência da relevância educacional da lógica.

Como a lógica se encaixa no contexto mais amplo da educação e do pensamento crítico?
Educar não é simplesmente uma transmissão de conhecimentos ou de informação, porque envolve, de forma essencial, ensinar a pensar bem. O pensar bem não se esgota no raciocínio lógico, mas é indiscutível que a lógica é parte integrante do pensar bem, na medida em que é indispensável na formulação de argumentos e no exercício do raciocínio crítico.

De que forma a lógica pode ser aplicada no quotidiano e na resolução de problemas práticos?
O estudo da lógica, além de contribuir para o domínio de tipos fundamentais de inferências e para a identificação de erros inferenciais comuns ou falácias, incute hábitos de pensamento úteis para a resolução de problemas em geral. Por exemplo, a decomposição de um problema em problemas mais específicos, a solução sequencial de problemas e a aplicação correcta de regras de inferência. Para além da lógica formal, que se ocupa da validade da argumentação, a lógica também se pode estender ao estudo de inferências indutivas ou do raciocínio causal, e esta é uma parte da lógica com particular relevância prática.

Na sua opinião, em que áreas específicas a lógica é especialmente relevante?
A lógica é relevante em todas os domínios onde a argumentação desempenha um papel importante: na educação, na investigação científica, no debate público. No plano da ciência e da tecnologia, importa destacar que a lógica é fundamental na teoria da computação e tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento da inteligência artificial, ao nível, por exemplo, do raciocínio e do processamento da linguagem natural.

Sendo professor de filosofia, a lógica é uma componente central do seu trabalho. Pode explicar como a lógica desempenha um papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem, destacando de que maneira incentiva os estudantes a pensar criticamente, aplicando o raciocínio lógico?
A noção de filosofia está estreitamente associada a uma outra noção, a de argumento. Como a apresentação e a avaliação crítica de argumentos pressupõem o domínio da lógica, daí se conclui imediatamente que a lógica desempenha um papel central na filosofia. O desenvolvimento do raciocínio lógico e do pensamento crítico requer, em parte, alguma forma de instrução teórica, mas também envolve, de forma essencial, uma dimensão prática, como, por exemplo, hábitos de análise, avaliação e discussão de argumentos. É importante referir, ainda, que o pensamento crítico não se reduz a um mero conjunto de competências, pois depende também de disposições como o espírito questionador, a autonomia intelectual, a abertura de espírito, a reflexividade ou a humildade intelectual, enquanto disposição para a autocrítica.

De que forma tem acompanhado e observado a evolução da lógica ao longo dos anos?
Na evolução da lógica ao longo das últimas décadas, para além de naturais desenvolvimentos no aparato técnico da lógica formal, destacaria o desenvolvimento da lógica informal, um ramo do estudo da argumentação que, embora incorpore contributos da lógica formal, vai para além dessa por se ocupar do estudo da argumentação em contextos quotidianos. Uma linha de investigação importante, a este respeito, consiste na identificação de esquemas argumentativos, padrões argumentativos comuns no discurso quotidiano cujo estudo inclui a identificação das principais questões críticas a eles associadas.

Que mensagem gostaria de transmitir aos estudantes e aos nossos leitores sobre a importância da lógica na actualidade?
Para me circunscrever a uma ideia-chave, gostaria de destacar o carácter transversal da lógica. Ela está presente em todos os domínios envolvendo argumentação e resolução de problemas, pelo que a sua importância na educação, na vida pública e na vida profissional é clara.

Por que motivo 14 de Janeiro
é o Dia Mundial da Lógica

A UNESCO proclamou o dia 14 de Janeiro como o Dia Mundial da Lógica em 2019. Esta data foi deliberadamente escolhida para prestar homenagem a dois grandes lógicos do século XX: Kurt Gödel, falecido a 14 de Janeiro de 1978, cujo teorema de incompletude transformou o estudo da lógica no século passado; e Alfred Tarski, nascido a 14 de Janeiro de 1901, cujas teorias interagiram com as de Gödel.
Esta dia foi instituído pela UNESCO, tendo em conta a importância da lógica, vista como uma ferramenta fundamental, intrinsecamente ligada à definição da humanidade. A lógica está associada a conceitos como consciência, conhecimento e razão.

Quem é Rui Sampaio da Silva?

 Rui Sampaio da Silva é professor auxiliar na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade dos Açores. Concluiu o doutoramento em Filosofia em 2006, na academia açoriana, no âmbito do qual foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian na Universidade Humboldt de Berlim. Fez o mestrado em Filosofia, em 1997, na Universidade Nova de Lisboa e a Licenciatura em Filosofia, em 1992, na Universidade do Porto. Tem diversas publicações nacionais e internacionais em domínios como a epistemologia, a teoria do conhecimento, a teoria da racionalidade e a hermenêutica.

Carlota Pimentel 
Edit Template
Notícias Recentes
Novo modelo de avaliação externa dos alunos a partir de 2024/2025
Octant Furnas lança nova carta de Verão com sabores dos Açores com assinatura do Chef alentejano Henrique Mouro
Homem de 48 anos detido no Aeroporto João Paulo II por suspeita da prática do crime de posse de arma proibida
Incêndio em casa devoluta nas Laranjeiras
Câmara investe 250 mil euros na requalificação de ruas nas Capelas
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores