Desenvolvida no âmbito do programa de Cooperação Interreg Mac, a Secretaria Regional do Mar e das Pescas, através da Direcção Regional das Pescas, anunciou a nova aplicação que permite a recolha de dados da pesca lúdica, denominada “Pescador”.
Esta iniciativa, que visa a promoção da transição digital nas pescas, permite sobretudo cumprir com o imposto pela recente portaria que regulamenta a pesca de grandes migradores, pelos lúdicos, e que obriga ao preenchimento de um formulário disponibilizado pela Direcção Regional das Pescas.
Este sistema, web e móvel, constitui uma ferramenta fundamental para a recolha de dados da pesca lúdica e fornece, ao utilizador, informação essencial para a sua actividade como as condições meteorologia, fase da maré, estatísticas das capturas, entre outras como a caracterização biológica das principais espécies alvo. Na aplicação “Pescador”, o pescador lúdico com autorização para a captura de grandes pelágicos, de acordo com o disposto na Portaria n.º 1/2024 de 5 de Janeiro, deve registar as suas capturas, em cada saída de pesca, segundo o n.º4 do Artigo 3.º deste diploma.
No seguimento das imposições constantes nesta portaria, o titular de licença para o exercício da pesca lúdica a partir de embarcação tem de ser titular de autorização específica, emitida pelos serviços do Governo Regional com competência em matéria de pescas, com período de duração máximo, que será acompanhada do número de etiquetas igual ao número de exemplares permitido para cada espécie.
Nestas etiquetas constará o logo do Governo Regional dos Açores, com uma numeração sequencial e cores diferentes para cada espécie onde será identificado o nome comum e científico da espécie, nomeadamente, do atum patudo, espadarte, espadim azul e espadim branco.
Poderá aceder e descarregar a aplicação através do link o Pescador (azores.gov.pt) e Página principal da Direção Regional das Pescas – Direção Regional das Pescas – Portal (azores.gov.pt) ou baixar aplicativo para Android e iOS.