O ano de 2024 antecipa-se como um ano movimentado para os portos dos Açores, com destaque para Ponta Delgada que lidera a previsão com 91 escalas agendadas ao longo dos 12 meses deste ano.
Após um ano desafiador em 2023, onde as escalas programadas nas ilhas dos Açores não alcançaram as expectativas devido a vários condicionalismos, o ano de 2024 inicia-se com 199 escalas agendadas, que abrangem todas as ilhas do arquipélago. Este número representa um aumento promissor em comparação ao ano anterior.
Tal como nos anos anteriores, Ponta Delgada lidera com 91 escalas, seguida de Praia da Vitória/Angra do Heroísmo com 34 e Horta com 27, consolidando-se como os portos mais visitados. No entanto, é digno de destaque o aumento nas escalas para as ilhas do Pico, com 12, e Santa Maria, com 11.
Além disso, as ilhas menos visitadas, como a Graciosa com sete, São Jorge com seis, e Flores e Corvo com cinco, também receberão a visita de navios de cruzeiro.
Entre os navios que atracarão nas ilhas açorianas em 2024, é relevante mencionar que 17 deles farão escalas inaugurais.
De referir, sobretudo, o aumento das escalas de navios de expedição nos diferentes portos, que representam metade do total de escalas no arquipélago.
Das 199 escalas de navios de cruzeiro que as ilhas dos Açores se preparam para receber ao longo do ano de 2024, 91 estão programadas para a cidade de Ponta Delgada que surge como o principal destino.
No primeiro dia do ano, o porto de Ponta Delgada deu as boas-vindas ao navio Aidamar. O mês de Fevereiro contará com quatro escalas, com destaque para a visita dos navios Spirit of Discovery, Aidamar, Le Bellot, e Ambition.
No mês de Março prevêem-se cinco escalas. A cidade micaelense receberá os cruzeiros Aidaluna, Aidadiva, Ventura, Sky Princess, e Marella Explorer 2.
Abril, com 27 escalas, antecipa-se como um mês agitado, com destaque para a presença de vários navios como Celebrity Constellation, Britannia, Mein Schiff 4, Windsurf, Royal Clipper, Bolette, Spirit of Adventure, Evrima, Oosterdam, Marina, Regal Princess, Norwegian Escape, Star Clipper, Celebrity Equinox, Rotterdam, Carnival Legend, Marella Voyager, World Explorer, Exploris One, Le Ponant, Odissey of the Seas, National Geographic Endurance, Celebrity Silhouette e Island Sky.
O mês de Maio reserva um total de 18 escalas, com destaque para a presença de navios como Island Sky, World Explorer, Exploris One, MSC Divina, Zuiderdam, Hanseatic Nature, National Geographic Endurance, Seven Seas Mariner, Costa Fascinosa, Celebrity Apex, Voyager of the Seas, Caribbean Princess, Disney Dream, Amera.
Em Julho, com apenas uma escala, a cidade de Ponta Delgada receberá o navio Bolette.
O mês de Agosto será movimentado com dez escalas e a visita de navios como Sea Cloud Spirit, Borealis, Santa Maria Manuela, Balmoral, Europa 2 e Seven Seas Grandeur.
O mês de Setembro contará com duas escalas e com a presença dos navios Borealis e National Geographic Endurance.
No mês de Outubro estão programadas sete escalas de navios como Silver Whisper, Silver Moon, Bolette, entre outros.
Com 14 escalas previstas, o mês de Novembro trará uma movimentação a Ponta Delgada, com navios como Bolette, Carnival Legend, Explorer of the Seas, MSC Divina, Celebrity Encore, Disney Treasure, Aidaluna, MSC Virtuosa, Norwegian Epic, Volendam, Norwegian Prima, Aurora, Celebrity Silhouette e Nieuw Statendam.
Em Dezembro estão previstas duas escalas. O ano encerrará com a presença dos navios Norwegian Getaway e Norwegian Encore.
Ilha Terceira com 34 escalas
No segundo mês do ano, com duas escalas, a Terceira recebe os navios Ventura e Aidamar.
Em Março, com quatro escalas, a ilha receberá a visita dos cruzeiros Aurora, Aidaluna, Aidadiva e Aidamar.
O mês de Abril trará um total de seis escalas, com a presença dos navios Bolette, Spirit of Adventure, Mein Schiff 3, Bolette, World Explorer e Exploris One.
Maio reserva um total de oito escalas, destacando-se a presença de Island Sky, World Explorer, Exploris One, MSV Divina, Zuiderdam, Hanseatic Nature, National Geographic Endurance, Costa Fascinosa, Celebrity Apex, Voyager of the Seas, Caribbean Princess, Disney Dream e Amera prometendo agitar os portos de Angra do Heroísmo e Praia da Vitória.
Em Julho, a Terceira receberá o navio Bolette.
Com oito escalas previstas, o mês de Agosto traz a visita dos navios Borealis, Sea Cloud Spirit, Balmoral, Europa 2, e Seven Seas Grandeur à ilha lilás.
Em Setembro, com duas escalas, contará com a presença dos navios Borealis e National Geographic Endurance.
No mês de Outubro estão previstas três escalas. O destino receberá navios como Silver Whisper, Silver Moon e Bolette.
O mês de novembro será movimentado para os portos da ilha Terceira com 14 escalas e a visita de navios como Bolette, Carnival Legend, Explorer of the Seas, MSC Divina, Celebrity Encore, Disney Treasure, Aidaluna, MSC Virtuosa, Norwegian Epic, Volendam, Norwegian Prima, Aurora, Celebrity Silhouette e Nieuw Statendam.
Com duas escalas, o ano encerrará com a presença dos navios Norwegian Getaway e Norwegian Encore.
Horta com 27 escalas
A cidade da Horta iniciará Março com a presença do navio Marella Explorer 2.
Com 9 escalas, Abril trará uma movimentação significativa, com a visita dos navios Vista, Seven Seas Splendour, Evrima, Spirit of Adventure, Seven Seas Grandeur, Marella Voyager, World Explorer, National Geographic Endurance e Exploris One.
Maio reserva sete escalas, com a presença dos navios National Geographic Endurance, World Explorer, Island Sky, Hanseatic Nature e Amera.
Para Agosto estão previstas seis escalas. Este mês será marcado pela visita de navios como Sea Cloud Spirit, Balmoral, Europa 2 e Santa Maria Manuela.
Em Setembro, a Horta receberá o navio Seven Seas Grandour e Outubro trará a presença do navio Silver Whisper.
Com duas escalas previstas, o mês de Novembro contará com a visita de navios como Volendam e Azamara Onward.
11 escalas em Vila do Porto
Em Abril, Vila do Porto receberá dois navios de renome, o World Explorer e o National Geographic Endurance.
O mês de Maio será movimentado, com cinco escalas e a presença de Island Sky, World Explorer, National Geographic Endurance e Hanseatic Nature.
No mês de Agosto estão previstas quatro escalas, com a visita dos navios Sea Cloud Spirit e Santa Maria Manuela.
Graciosa com sete escalas
Com uma escala prevista em Abril, a Graciosa receberá a visita do navio Exploris One.
Maio reserva quatro escalas, com a presença de National Geographic Endurance, Island Sky e Hanseatic Nature. Agosto será um mês movimentado com oito escalas em Vila do Porto e a visita do navio Sea Cloud Spirit.
São Jorge com seis escalas
e Pico com 12
Para as Velas de São Jorge estão previstas seis escalas. No primeiro dia de Abril, Velas em São Jorge dará as boas-vindas ao navio Exploris One.
Maio reserva cinco escalas, com a presença de National Geographic Endurance, Island Sky e Hanseatic Nature.
Com uma escala, o mês de Abril será marcado pela visita do navio National Geographic Endurance.
Maio reserva sete escalas, com a presença dos navios Exploris One (S.R.), National Geographic Endurance, Hanseatic Nature, Island Sky e World Voyager.
Em Agosto, com quatro escalas previstas, o Pico recebe a visita dos navios Sea Cloud Spirit e Santa Maria Manuela.
Cinco escalas nas Flores e no Corvo
Estão previstas três escalas no mês de Maio na ilha das Flores, que será visitada pelos navios Island Sky e Hanseatic Nature.
Com duas escalas, Agosto trará a visita do navio Santa Maria Manuela à ilha rosa.
Em Maio, igualmente com três escalas, o Corvo receberá a visita dos navios Island Sky e Hanseatic Nature.
No mês de Agosto, o navio Santa Maria Manuela fará duas escalas no Corvo.
Segundo o calendário de escalas, 2024 antecipa-se como um ano movimentado para o turismo de cruzeiros na Região.
C.P.