O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rodrigues, congratulou a Junta de Freguesia de São Pedro pela realização de mais um investimento, no montante de 53 mil euros, no âmbito de uma candidatura à ASDEPR – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural, aprovada por fundos comunitários.
Na sessão de inauguração das obras de requalificação do Jardim Dr. António Silva Cabral, que se realizou no passado domingo, o autarca destacou a atitude visionária do homem, que deu nome ao jardim, tendo sido o impulsionador da electrificação de Vila Franca, primeiro concelho dos Açores a usufruir da iluminação pública (Março de 1900).
Para este feito, relembrou Ricardo Rodrigues, o Eng.º José Cordeiro “foi também determinante, ao aproveitar os recursos renováveis, como a água, para a produção de energia eléctrica, estendendo-a, mais tarde, a outros concelhos da ilha”.
No seu discurso, o autarca destacou a história de Vila Franca do Campo para afirmar que há um legado para o qual é preciso continuar a trabalhar, tendo em vista a qualidade de vida dos vilafranquenses. “Temos o dever de dar continuidade e melhorar, sempre, aquelas que são as condições da nossa vida comum”, disse.
O Presidente da Câmara valorizou a intervenção feita “num dos espaços verdes mais nobres do concelho, esperando que a população faça o mesmo”, dirigindo, igualmente, agradecimentos a quem contribui para a concretização do projecto, em especial a Flávio Pacheco.
“Entusiasmo e emoção” foram termos que o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Flávio Pacheco, utilizou para qualificar a realização de mais um marco importante para a freguesia.
Na sua intervenção, recordou um pouco da vida e história de António Silva Cabral e falou das três intervenções nele operadas: regularização do piso e eliminação de algumas barreiras arquitectónicas, criação de balneários públicos mistos e a construção de novas zonas de lazer, com a instalação de uma pérgula e colocação de relva sintética no campo de croquet, permitindo potenciar ainda mais a prática desta modalidade tradicional.
Ainda recentemente, a Junta de Freguesia de São Pedro, inaugurou o primeiro campo de padel do concelho, modalidade que está em franco crescimento no país.
Flávio Pacheco, aproveitou a ocasião para avançar que a Junta de Freguesia já está a trabalhar na fase seguinte, ou seja, dotar o espaço com novos bancos, mesas e papeleiras, entre outros projectos para usufruto dos vilafranquenses.
A cerimónia de inauguração das obras de requalificação contou com uma demonstração do jogo de croquet, terminando com a exibição da Tuna Académica da Universidade dos Açores.