Edit Template

Ricardo Rodrigues inaugura obras de requalificação do jardim Dr. António Silva Cabral em Vila Franca do Campo

O Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rodrigues, congratulou a Junta de Freguesia de São Pedro pela realização de mais um investimento, no montante de 53 mil euros, no âmbito de uma candidatura à ASDEPR – Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural, aprovada por fundos comunitários.
Na sessão de inauguração das obras de requalificação do Jardim Dr. António Silva Cabral, que se realizou no passado domingo, o autarca destacou a atitude visionária do homem, que deu nome ao jardim, tendo sido o impulsionador da electrificação de Vila Franca, primeiro concelho dos Açores a usufruir da iluminação pública (Março de 1900).
Para este feito, relembrou Ricardo Rodrigues, o Eng.º José Cordeiro “foi também determinante, ao aproveitar os recursos renováveis, como a água, para a produção de energia eléctrica, estendendo-a, mais tarde, a outros concelhos da ilha”.
No seu discurso, o autarca destacou a história de Vila Franca do Campo para afirmar que há um legado para o qual é preciso continuar a trabalhar, tendo em vista a qualidade de vida dos vilafranquenses. “Temos o dever de dar continuidade e melhorar, sempre, aquelas que são as condições da nossa vida comum”, disse.
O Presidente da Câmara valorizou a intervenção feita “num dos espaços verdes mais nobres do concelho, esperando que a população faça o mesmo”, dirigindo, igualmente, agradecimentos a quem contribui para a concretização do projecto, em especial a Flávio Pacheco.
“Entusiasmo e emoção” foram termos que o Presidente da Junta de Freguesia de São Pedro, Flávio Pacheco, utilizou para qualificar a realização de mais um marco importante para a freguesia.
Na sua intervenção, recordou um pouco da vida e história de António Silva Cabral e falou das três intervenções nele operadas: regularização do piso e eliminação de algumas barreiras arquitectónicas, criação de balneários públicos mistos e a construção de novas zonas de lazer, com a instalação de uma pérgula e colocação de relva sintética no campo de croquet, permitindo potenciar ainda mais a prática desta modalidade tradicional.
Ainda recentemente, a Junta de Freguesia de São Pedro, inaugurou o primeiro campo de padel do concelho, modalidade que está em franco crescimento no país.
Flávio Pacheco, aproveitou a ocasião para avançar que a Junta de Freguesia já está a trabalhar na fase seguinte, ou seja, dotar o espaço com novos bancos, mesas e papeleiras, entre outros projectos para usufruto dos vilafranquenses.
A cerimónia de inauguração das obras de requalificação contou com uma demonstração do jogo de croquet, terminando com a exibição da Tuna Académica da Universidade dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Cuidar do nosso património
Flagelo da toxicodependência, falta de habitação e o agravamento da pobreza são as maiores dificuldades que afligem as famílias da Ribeira Seca
Presidente da Assembleia destaca importância do Museu do Parlamento no 1º aniversário
Bombeiros de Ponta Delgada vão transportar Coroado Município na Grande Coroação deste Domingo
“Um dos objectivos que distingue a RARA é a tentativa de afirmação do artesanato como uma profissão de futuro”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores