Edit Template

“A arte nas unhas é também uma forma de expressão artística”

Mariana Cabral Nails, está na Rua do Castelo Branco, 2C, em Ponta Delgada,
desde Outubro de 2022.

A nossa entrevistada, de 23 anos de idade, já trabalha neste ramo há quase sete anos. No actual espaço, Mariana Cabral está ali há um ano. Daí para cá, o negócio tem caminhado no melhor dos sentidos. “Foi o melhor que fiz, ter aberto este espaço. Tem tido muita adesão e é um local muito movimentado e procurado, principalmente no Verão”.

“Os homens também cuidam
das suas unhas”

Mariana Cabral releva, que “os homens também cuidam das suas unhas”, realidade que acontece mais agora do que no passado. “Tiram as cutículas e fazem, por norma, uma limpeza básica”.
“Os homens arranjam as suas unhas, principalmente as peles, mas nota-se que há muitos homens que roem as unhas”, acrescenta.
De referir, que a cutícula é uma camada de pele que protege as unhas contra a entrada de sujeiras e bactérias, que podem atingir a matriz ungueal, que é a raiz da unha e responsável pelo seu crescimento.
Mariana Cabral é estilista de unhas, e como tal, faz unhas de gel, aplica verniz de gel nas mãos e pés, todo o tipo de alongamentos no molde F1.
Diz, que “os preços manter-se-ão iguais, para não afugentar a clientela”, recordando no entanto, que não é só o serviço que faz, porque depois também tem de pagar o espaço, a luz e o material”.
No demais, também faz notar, que “a área de estética e beleza não é a primeira opção e é um bem de luxo, que não é considerado como bem essencial”.

Vontade de aprender sempre mais

A nossa interlocutora investe muito naquilo que faz e regularmente frequenta formações. E não é por acaso, que todos os anos vai, habitualmente mais do que uma vez, ao continente, porque tem a vontade de aprender sempre mais. Aprende com profissionais do ramo, mas também com Helena Coelho, nail artist e formadora internacional, que de igual modo costuma vir aos Açores.
Ao nível de clientes, Mariana Cabral mostra-se grata por já ter a sua carteira, essencial para manter a actividade.
O seu espaço já é conhecido, por força do seu empenho e dedicação, porque faz mais de oito horas de trabalho. “Era, suposto trabalhar das 09h00 às 19h00, mas não tenho hora de sair e o meu horário, por vezes, prolonga-se. Já cheguei a sair daqui às 23h00, e não posso deixar de atender clientes”.

Estudou contabilidade,
mas adora o que faz

Mariana Cabral é natural da freguesia da Fajã de Cima. Frequentou a Escola Secundária Domingos Rebelo e tirou o curso de contabilidade até ao 12.º ano, acabando, no entanto, por se dedicar exclusivamente àquilo que hoje em dia faz, como estilista de unhas.
Descobriu o que queria ser, quando com uma esponja de lavar louça fez um degradê nas suas unhas.
O espaço Mariana Cabral Nails funciona todos os dias, mas aos Sábados abre mais cedo, às 08h00. Domingo é o dia de descanso, que também aproveita para organizar a próxima semana. Entre os afazeres, prepara a comida para a semana inteira, normalmente da parte da manhã. Da parte da tarde, por vezes, passeia, tentando assim “fugir à rotina diária”.
Em termos de perspectivas para o futuro, Mariana Cabral “gostava de crescer ainda mais e de poder continuar a ter a sua carteira de clientes”. Para crescer, em termos de negócio, teria de contar com alguém que a ajudasse naquilo que faz, mas reconhece que ainda não é a altura para isso. “Tudo a seu tempo”.

Espera um dia participar em prémios de competições de unhas

Sublinhando que “a arte nas unhas é também uma forma de expressão artística”, realidade que nem todos conhecem, espera, um dia participar em prémios de competições de unhas, que só acontecem em território continental. Inclusivamente, há um grupo privado no Facebook chamado Competições de Unhas Portugal (www.facebook.com/groups/competicoesdeunhasportugal/) que compartilha informações e detalhes sobre competições em Portugal e no mundo.
“Há uma escola em Portugal, que organiza competições, mas quando tento concorrer as turmas estão todas preenchidas. Resta, continuar a tentar, porque é uma das coisas que mais gostava de poder realizar”.
Nas redes sociais, está activa na rede social Instagram (instagram.com/marianacabral03).

Marco Sousa

Edit Template
Notícias Recentes
Assembleia Municipalde Ponta Delgada aprova o maior orçamento de sempre no valor de 96,4 milhões €
Empresários defendem que a taxa turística deve seraplicada pelos municípios de forma faseada
“Todos os nossos investimentos são sempre concretizados a pensar no futuro”
O maior problema nutricional dos Açores é oexcesso de peso e obesidade, beber refrigerantes e o baixo consumo de fruta, hortícolas e água
Conselho de Administração deixa a empresa pública ‘Ilhas de Valor’ a 31 de Dezembro
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores