A Atlânticoline, S.A. lançou ontem um concurso público para a construção de dois navios eléctricos, com o objectivo de descarbonizar a operação da empresa no Triângulo.
Trata-se de um concurso limitado por prévia qualificação, com publicidade internacional, que tem por objecto a escolha da proposta que servirá de base à assinatura de um contrato para a construção de dois navios eléctricos, destinados ao transporte de passageiros e viaturas nos Açores. Para além das construções, certificações, homologações e os aprestamentos dos navios, o contrato abrange a realização e desenvolvimento dos respectivos projectos, ensaios e testes.
O preço base é de 25 milhões de euros para os dois navios, e as candidaturas poderão ser entregues até ao dia 14 de Fevereiro de 2024.
Os navios, que irão transportar passageiros e viaturas, deverão operar no Canal Horta/Madalena e no Canal Velas/São Roque, e serão movidos inteiramente a energia eléctrica. A Atlânticoline tenciona que os mesmos integrem a operação da empresa em 2026.
Actualmente a frota própria da Atlânticoline é composta por 5 embarcações: a lancha Ariel, com capacidade para 12 passageiros; os navios Cruzeiro das Ilhas e Cruzeiro do Canal, com capacidade para 191 passageiros, e os ferries Mestre Jaime Feijó e Gilberto Mariano, cujas capacidades são, respectivamente, 333 passageiros/13 viaturas e 296 passageiros/10 viaturas.