Edit Template

“Caderno Diário” doado à Câmara de Vila do Porto

O “Caderno Diário” da 4ª classe de Maria da Purificação Lordelo Teixeira foi doado à Câmara Municipal de Vila do Porto. Este documento com cerca de 80 anos ficará exposto na Biblioteca Municipal.
Segundo a Presidente do município, “este caderno representa uma época em que nem todos iam à escola” e onde existiam muitas famílias com dificuldades, mas também representa uma altura importante por se tratar de “uma época em que Portugal abria as suas portas ao Mundo através da ilha de Santa Maria, permitindo que os Estados Unidos da América utilizassem o nosso território e onde se começou a escrever uma parte da história da nossa ilha e do seu aeroporto”.
“Este caderno diário não é só e apenas um caderno. É sim um elemento que marca uma época e a partir do qual se pode contar parte da história da ilha de Santa Maria”, salientou Bárbara Chaves.
A autarca lembrou que, no actual mandato, o Executivo municipal criou um Regulamento Municipal de Arquivo como uma ferramenta preponderante para regulamentar a forma e os procedimentos dos livros e espólios doados por marienses e amigos Santa Maria, com o objectivo de valorizar este património.
Acresce também a aquisição de uma digitalizadora e a intenção de instalar um software adequado para a consulta dos documentos em formato digital, preservando a integridade dos documentos originais.
“Este é um projecto de futuro, que nos permitirá salvaguardar o passado”, frisou.

Edit Template
Notícias Recentes
FACE A FACE!… com Rui Carvalho e Melo
Francisco Matos: “Há modalidades nos Açores que formam campeões nacionais e que têm pouco apoio institucional na Região…”
Artista plástica Nina Medeiros expõe “Mau Feitio” no Convento de Santo António, na Lagoa
Jovens arquitectos denunciam numa exposição em Lisboa a urgência de proteger a lagoa das Sete Cidades da excessiva fertilização dos solos
Vila Franca do Campo vai ter Núcleo da Cáritas a partir do dia 2 de Março
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores