O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, avançou ontem que a autarquia vai apoiar as famílias do concelho que registaram prejuízos provocados pelas mais recentes intempéries.
“Estamos solidários com as famílias afectadas pelas recentes intempéries ocorridas em várias freguesias do concelho. Os diversos serviços municipais estão a acompanhar as situações, procedendo ao processo de realojamento nos processos mais críticos, e prestando o devido apoio para as restantes situações”, deu nota o Presidente do município.
O Serviço Municipal de Protecção Civil, conjuntamente com o Departamento de Desenvolvimento Social, está a proceder à identificação dos danos causados e a informar as famílias dos procedimentos que devem adoptar para apresentar o pedido de apoio junto da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
“Aprovamos um novo regulamento Municipal de Apoio à Habitação Degradada no ano passado, justamente para que passasse a contemplar uma nova tipologia de apoio destinada à habitação degradada por danos resultantes de situações de intempérie, calamidade, catástrofe natural ou incêndio”, sublinha Pedro Nascimento Cabral, acrescentando que as famílias afectadas pelas recentes intempéries podem contar com o apoio do município.
“Este regulamento prevê o apoio para a execução de obras, mas também para a aquisição de mobiliário e eletrodomésticos, na sequência de prejuízos provocados por fenómenos naturais”, avança o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
Por força das intempéries das últimas duas semanas foram registadas ocorrências nas freguesias da Ajuda da Bretanha, Arrifes, Capelas, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Santo António, São Pedro, São José, e São Vicente Ferreira.
Em resultado das últimas ocorrências, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, Serviço Municipal de Protecção Civil e Departamento de Obras, Mobilidade e Equipamentos Municipais têm estado no terreno a desenvolver trabalhos de limpeza e desobstrução de vias municipais.