Edit Template

Nuno Barata quer dotaras escolas profissionais de mais autonomia

O cabeça de lista da Iniciativa Liberal (IL) pela ilha de São Miguel às Eleições Regionais do próximo dia 4 de fevereiro e Coordenador Regional do Partido, Nuno Barata, defendeu, esta Terça-feira, que “é fundamental dar mais autonomia às escolas profissionais, para que sejam elas a avaliar as necessidades do mercado empresarial”.
À saída de uma visita à EPROSEC, uma das maiores escolas profissionais dos Açores, na freguesia dos Arrifes, Nuno Barata criticou ainda a centralização determinada pelo Governo de coligação na formação de activos na antiga escola das Capelas e a “concorrência desleal” das escolas do ensino regular às escolas profissionais.
“Em termos de ensino profissional, durante os últimos 3 anos de mandato, fiz um périplo por todas as escolas profissionais dos Açores e fizemos diligências junto da Secretaria da Educação, no sentido de melhorar a qualificação dos jovens açorianos, mas a opção do Governo Regional foi centralizar a maior parte dos cursos de formação e qualificação na antiga escola das Capelas”, afirmou. Para o candidato e dirigente liberal “todas as escolas profissionais dos Açores têm um papel fundamental na qualificação dos jovens Açorianos, porque estão no terreno, junto das empresas, e, por isso, junto das necessidades dos mercados”, pelo que, defende, “uma alteração do modelo de financiamento das unidades”.
Aliás, na reunião de trabalho mantida com a Direcção da EPROSEC, a alteração do modelo de financiamento das escolas profissionais foi tema central, uma que “a alteração e a introdução de um novo modelo de financiamento das escolas profissionais garante um modelo mais justo, menos penalizador e mais adequado às necessidades das instituições e dos alunos”, salientou o candidato. Nuno Barata afirmou, ainda, que “as escolas do sistema educativo regional têm que acabar de ter cursos técnico-profissionais”, porque “não servem”: “As escolas profissionais sofrem, infelizmente, de alguma concorrência desleal das escolas públicas”, disse.

Edit Template
Notícias Recentes
Plano de Saúde2030 aprovado pelo Governo “garante igualdade nos resultados da saúde”
Vilafranquense regressa às Festas de São João da Vila e forma a Marcha do Emigrante com representantes dos Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Inglaterra
Novo hotel Hilton é de “vital importância para o desenvolvimento da notoriedade internacional dos Açores”, afirma Duarte Freitas
Azeite e papo-seco foram os produtos que mais aumentaram de preço nos Açores entre Junho de 2023 e Maio de 2024
“O ioga é uma jornada profunda de auto-conhecimento”, afirma a instrutora Carolina Lino
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores