Edit Template

Tremor e Museu da Lagoa estão a promover uma oficina de arte bonecreira e presépios de lapinha

O Tremor e o Museu da Lagoa promovem até ao dia 23 do corrente uma oficina de arte bonecreira e presépios de lapinha, com o objectivo de reinterpretar os tradicionais bonecos de barro e os presépios de lapinha que, este ano, são o mote para a identidade visual do festival.
A intenção desta iniciativa foi juntar João Arruda, artesão residente do Museu da Lagoa, com Ruca Bourbon e Mariana Malhão, dois dos artistas convidados pelo Tremor, num trabalho colaborativo de confecção, pintura e construção de presépios com as figuras produzidas. Para o efeito, foi organizada uma oficina, aberta à comunidade, disponibilizando-se 10 vagas, todas preenchidas, onde os participantes encontram-se a fazer parte da produção.
Esta oficina de arte bonecreira e presépios de lapinha decorre no convento de Santo António, sede do Museu da Lagoa, tendo os inscritos sido divididos em dois grupos, funcionando em horários diferentes. Segundo os artistas convidados, aceitaram o desafio como forma de aprendizagem de uma arte nova para eles e que, ao mesmo tempo, lhes permite explorar a sua criatividade.
De acordo com a vereadora da área da cultura da Câmara Municipal de Lagoa, Albertina Oliveira, o desafio lançado pelo Tremor ao Museu da Lagoa foi bem recebido, até porque é mais uma forma de divulgar a arte bonecreira, tão identitária do concelho da Lagoa, e, ao mesmo tempo, explorar outras potencialidades. Albertina Oliveira alude aos diversos projectos que a autarquia tem desenvolvido em torno da arte bonecreira, desde o Núcleo Museológico do Presépio, ao projecto Novos Bonecreiros, relembra o presépio inaugurado em Dezembro passado, o Presépio das Histórias, tendo também promovido várias exposições e acções formativas.
De referir que, o Festival Tremor decorre, na ilha de São Miguel, entre os dias 19 e 23 de Março, sendo já uma referência no panorama artístico e cultural a nível nacional. Os bonecos criados nas oficinas do Museu da Lagoa farão parte de uma exposição inserida no festival.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara da Ribeira Grande solicita activação do regime jurídico-financeiro de apoio à emergência climática
Santa Clara corre risco de perder o título de Campeão da Segunda Liga
Pedro Catarino defende “cultura de diálogo”entre República e Açores sobre gestão do mar
Ministro da Agricultura manifesta em Santarém interesse em reunir com Jorge Rita
Três deputados dos Açores com assento no Parlamento Europeu na legislatura 2024-2029
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores