Edit Template

Bilhetes Postais: Pesos e medidas 11

DISTRITO DE PONTA DELGADA – Nas décadas de 1840-50, a par da intensa actividade da Câmara dos Deputados para a reforma metrológica, fazia-se em todos os concelhos do Reino o levantamento exaustivo dos pesos e medidas e sua equivalência no sistema métrico decimal.
A maioria dos nomeados para essa missão eram oficiais do exército, cujo dispositivo territorial cobria todo o país, pois havia unidades militares de diferentes escalões nos principais centros populacionais.
Portugal chegou a ter mais de 900 concelhos municipais. Na década de 1840 teria perto de 300. Os Açores tinham então os actuais 19 concelhos, acrescidos de outros quatro: Capelas e Água de Pau (S. Miguel) e S. Sebastião (Terceira), extintos em 1855; Praia (Graciosa) e Topo (S. Jorge), extintos em 1867.
Para proceder à comparação dos pesos e medidas em uso nos concelhos dos Distritos Oriental, Central e Ocidental dos Açores com os do novo padrão do sistema métrico decimal, foi nomeado, por portaria do Ministério do Reino de 25 de Julho de 1845, o tenente-coronel de artilharia António Homem da Costa Noronha (Porto, 1787 – Angra do Heroísmo, 1868), militar com uma brilhante folha de serviços, que se reformou no posto de brigadeiro. Munido das instruções anexas à portaria, iniciou esta comissão de serviço pelo Distrito Oriental do arquipélago.

PONTA DELGADA

Em 25 de Outubro de 1845, houve sessão pública na Câmara Municipal, estando presente o tenente-coronel Noronha, para fazer a comparação dos pesos e medidas em uso nas Ilhas de S. Miguel e Santa Maria. Presente também Luís d’Almeida, aferidor e nomeado pela Câmara para apresentar os pesos e medidas deste concelho: arroba, alqueire, canada, vara e côvado.
Recorda-se que a terminologia usada neste levantamento a nível nacional era a da reforma, decimalizada, de D. João VI (1814), com os seguintes valores:
Mão-travessa (10 cm); libra (1 kg); arroba (10 kg); canada (1 l); e alqueire (10 l).
Para o desempenho desta tarefa havia os “Instrumentos e modo de fazer as aferições na comparação dos pesos e medidas”, que incluíam uma tripeça de nivelar para aferir medidas, com uma tampa plana de vidro para “rasourar” a água e eliminar as bolhas de ar; sendo as medidas de madeira, de boca larga, em que não se pudesse rasourar com o vidro, em vez de água usava semente miúda para fazer a aferição “pelo modo vulgar”.
O resultado da comparação foi o seguinte:
Achou-se que o alqueire para a medição dos secos era igual a alqueire e meio [15 l] do novo padrão métrico decimal; a canada para a medição dos líquidos, igual a duas canadas [2 l] do padrão mencionado; a vara, igual a onze mãos-travessas [1,10 m]; o côvado, a seis mãos-travessas e nove décimos [69 cm]; e a braça de medir terreno a vinte e seis mãos travessas e quatro décimos [2,64 m]; notou-se que a arroba do padrão da Câmara era igual a uma arroba, quatro libras e meia, oito centésimos e seis escrópulos [14,586 kg] do padrão real.

VILA DO PORTO

No dia 13 de Novembro de 1845, o tenente-coronel Noronha embarcou para a Ilha de Santa Maria, aonde chegou no dia 15. A 17, em sessão pública da Câmara Municipal, procedeu à mesma comparação dos pesos e medidas em uso no concelho com as do sistema métrico decimal, de que resultou a seguinte relação:
O alqueire em uso para a medição de secos, igual a catorze canadas e trinta e três centésimos [14,33 l] do novo padrão; a canada para a medição de líquidos, igual a duas canadas e quatro centésimos [2,04 l); a vara para efeitos manufacturados, igual a onze mãos-travessas e quinze centésimos [1,15 m]; o côvado, igual a seis mãos-travessas e setenta e cinco centésimos [66,75 cm]; a arroba, igual a uma arroba e seiscentos e oitenta e seis milésimos [10,686 kg]; e finalmente a braça para medidas agrárias, igual a vinte e duas mãos travessas e três décimos do mencionado padrão [2,23 m].
No mês de Abril 1846, o tenente-coronel Noronha visitou os restantes concelhos do Distrito Oriental, resultando da comparação das novas medidas do sistema métrico decimal com as actualmente em uso nos mesmos concelhos a seguinte relação:

VILA FRANCA DO CAMPO

A canada em uso, igual a duas canadas do novo padrão; o alqueire, igual a 15 canadas; a vara, igual a 10, 97 mãos-travessas; o côvado, igual a 6,85 mãos-travessas; a vara de medir terrenos, igual a 26,4 mãos-travessas; a arroba igual a 14, 719 libras [kg].

VILA DA POVOAÇÃO

A canada, igual a 2 canadas do novo padrão; o alqueire, igual a 15,01 canadas; a vara, igual a 11 mãos-travessas; a vara de medir terreno, igual a 26,45 mãos-travessas; a arroba, igual a 14,67 libras.

VILA DE NORDESTE

A canada, igual a 2 canadas do novo padrão; o alqueire, igual a 15 canadas; a vara, igual a 11,04 mãos-travessas; a vara de medir terrenos, igual a 26,37 mãos-travessas; a arroba, igual a 14,665 libras.

VILA DA RIBEIRA GRANDE

A canada, igual a 2,04 canadas do novo padrão; o alqueire, igual a 14,8 canadas; a vara, igual a 11 mãos-travessas; o côvado, igual a 6,9 mãos-travessas; a vara de 10 palmos para medir terrenos, igual a 22 mãos-travessas [2,20 m]; a vara de 12 palmos [2,64 m] para medir terrenos, igual a 26,33 mãos travessas; a arroba, igual a 14,5 libras.
“N.B. Parte dos terrenos do Concelho da Ribeira Grande são medidos com vara de 10 palmos, e parte com a de 12. A caixa do novo padrão Real foi entregue no dia 2 do corrente à Câmara Municipal desta cidade, para a aferição das medidas dos Concelhos do Distrito, quando se levar a efeito o uso do novo sistema métrico decimal.”

Apoio:

Semanário “Açoriano Oriental”, edições de 8 de Novembro de 1845; 10 de Janeiro; 28 de Março; 16 e 30 de Maio de 1846.

Ferreira Almeida

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores