O Bloco de Esquerda defendeu ontem que “é urgente avançar” com a construção de novas creches nos Açores para “dar resposta às enormes listas de espera. As creches são gratuitas, mas só quando existem”, disse António Lima, numa visita a uma creche no concelho da Lagoa, assinalando que “para centenas de famílias dos Açores esta resposta não existe”.
O coordenador do Bloco lamenta a falta de investimento dos últimos governos, mas responsabilidade acima de tudo o actual governo, que “em três anos, não criou uma única creche nova”.
“O Vice-presidente do Governo, do CDS, que também concorre a estas eleições, tem que ser responsabilizado pelas dificuldades que estas famílias sentem”, disse António Lima.
A creche onde o Bloco de Esquerda esteve ontem tem 40 crianças, mas tem outras 40 em lista de espera. Este “é apenas um exemplo do que acontece em muitas outras creches, particularmente na ilha de São Miguel e na ilha Terceira”, apontou o candidato do Bloco.
“Quando temos uma lista de espera numa única creche que dá para construir mais uma creche significa que há muitas famílias que não têm solução”, por isso, António Lima reforça que “é muito urgente a construção de mais creches nos Açores”.
A creche é cada vez mais importante porque, felizmente, cada vez mais, toda a família está no mundo do trabalho.
António Lima dá conta de “famílias que não conseguem regressar ao trabalho porque não têm onde deixar os filhos”, por isso, “é fundamental que existam respostas sociais que abranjam a população de forma universal”.
O candidato do Bloco salientou também o papel importante das Amas da Rede de Creche Familiar dos Açores e lembrou que estas profissionais “têm um regime laboral que implica um contrato a recibos verdes”, ou seja, “são precárias toda a vida”.
Para mudar esta realidade, o Bloco pretende “integrar nos quadros estas trabalhadoras que dão um complemento importante às creches”.
António Lima comentou ainda as declarações recentes de Vasco Cordeiro sobre a intenção do PS em manter algumas políticas da coligação: “Temos que fazer mais e fazer melhor. Para o Bloco de Esquerda é preciso mudar de política”, afirmou o candidato do Bloco.
A construção de mais creches nos Açores tem sido uma bandeira de praticamente todos os partidos políticos concorrentes às eleições legislativas regionais de 4 de Fevereiro na perspectiva da permanente sua graduei-tas.