Edit Template

Crossfut é a nova actividade desportiva que ganha dimensão na Ribeira Grande

Com origem no Brasil, esta nova modalidade desportiva não-competitiva bastante recente, já pode ser praticada também na ilha de São Miguel. O treinador Nuno Pascoal, com formação em ciências do desporto, futebol e cross training, é o responsável pela importação do conceito, visando combater o sedentarismo na nossa região de uma forma lúdica e aproveitando a combinação com a modalidade que mais pessoas pratica e mobiliza, o futebol.
O crossfut é uma modalidade que cruza exercícios do chamado treino funcional com habilidades e dinâmicas típicas do futebol. Qualquer pessoa que apresente condições de saúde para a prática de exercício será capaz de praticar a modalidade, independentemente do historial desportivo, da idade ou do género. Entre os muitos benefícios da prática do crossfut estão a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, da resistência muscular, o emagrecimento, a tonificação muscular, melhorias na coordenação e da agilidade, que resultam em mais saúde, mais auto-estima e confiança.
Curiosamente, tal como acontece no Brasil, a maioria das praticantes são mulheres. Os participantes descrevem a experiência como uma mistura entre treino intenso e o entretenimento. A utilização de uma bola de futebol durante os treinos ajuda a manter a diversão e o interesse, tornando os treinos dinâmicos e cativantes. “Uma forma muito boa para quem não gosta de fazer exercício (ginásio, correr só por correr, andar sem destino…) Esta modalidade é quase como se fosse um jogo e não requer muita pressão! Sim, nota-se que não estivemos a brincar, mas o ambiente é incrível!” diz a professora de música Ana Rita Matias e agora também praticante de crossfut
É possível ver resultados significativos nos praticantes em pouco tempo, quer ao nível das capacidades motoras quer ao nível da sua composição corporal. Inclusivamente, existe o caso de um praticante que já perdeu, em dois meses, quase 20Kg de gordura, de forma saudável e controlada, graças à prática consistente do crossfut e um pequeno ajuste alimentar. Esta nova modalidade desportiva tem conquistado um espaço na rotina dos seus praticantes, sendo uma alternativa atraente para aqueles que buscam uma vida mais activa, com diversão e interacção social.»

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores