Com origem no Brasil, esta nova modalidade desportiva não-competitiva bastante recente, já pode ser praticada também na ilha de São Miguel. O treinador Nuno Pascoal, com formação em ciências do desporto, futebol e cross training, é o responsável pela importação do conceito, visando combater o sedentarismo na nossa região de uma forma lúdica e aproveitando a combinação com a modalidade que mais pessoas pratica e mobiliza, o futebol.
O crossfut é uma modalidade que cruza exercícios do chamado treino funcional com habilidades e dinâmicas típicas do futebol. Qualquer pessoa que apresente condições de saúde para a prática de exercício será capaz de praticar a modalidade, independentemente do historial desportivo, da idade ou do género. Entre os muitos benefícios da prática do crossfut estão a melhoria da capacidade cardiorrespiratória, da resistência muscular, o emagrecimento, a tonificação muscular, melhorias na coordenação e da agilidade, que resultam em mais saúde, mais auto-estima e confiança.
Curiosamente, tal como acontece no Brasil, a maioria das praticantes são mulheres. Os participantes descrevem a experiência como uma mistura entre treino intenso e o entretenimento. A utilização de uma bola de futebol durante os treinos ajuda a manter a diversão e o interesse, tornando os treinos dinâmicos e cativantes. “Uma forma muito boa para quem não gosta de fazer exercício (ginásio, correr só por correr, andar sem destino…) Esta modalidade é quase como se fosse um jogo e não requer muita pressão! Sim, nota-se que não estivemos a brincar, mas o ambiente é incrível!” diz a professora de música Ana Rita Matias e agora também praticante de crossfut
É possível ver resultados significativos nos praticantes em pouco tempo, quer ao nível das capacidades motoras quer ao nível da sua composição corporal. Inclusivamente, existe o caso de um praticante que já perdeu, em dois meses, quase 20Kg de gordura, de forma saudável e controlada, graças à prática consistente do crossfut e um pequeno ajuste alimentar. Esta nova modalidade desportiva tem conquistado um espaço na rotina dos seus praticantes, sendo uma alternativa atraente para aqueles que buscam uma vida mais activa, com diversão e interacção social.»