Edit Template

Maria do Céu Patrão Neves vai falar de inteligência artificial nas conversas de sacristia na igreja de São José

No dia 25 de Janeiro, pelas 18h30, na sacristia da igreja de São José, realiza-se a nona sessão das “Conversas na Sacristia”, com Maria do Céu Patrão Neves, professora catedrática de Ética e Presidente do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida.
A investigadora falará sobre os “desafios éticos do uso da inteligência artificial nas nossas vidas, reflectindo, também, sobre a mensagem do Papa Francisco para a celebração do Dia Mundial da Paz, dedicada à inteligência artificial e o sentido do seu limite”, informa a pastoral da Cultura da Igreja de São José na página online da paróquia.
Com entrada livre, as “Conversas na Sacristia” são um projecto de evangelização e pensamento da fé através da cultura, das artes e da ciência, num processo de escuta, de acolhimento e de diálogo com todos, de uma Igreja de portas abertas para os sentidos, para a espiritualidade contemporânea, para a partilha da palavra, das sensações e das emoções, para “uma cultura inédita” que “palpita e está em elaboração na cidade”, como escreve o Papa Francisco, na Exortação Apostólica, Evangelii gaudium, sobre o anúncio do Evangelho.
Maria do Céu Patrão Neves é ainda Vice-presidente do European Group of Ethics in Science and New Technologies e perita em Ética da Comissão Europeia, pertence ao Global Ethics Observatory (GEObs), da UNESCO. É membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida e do Conselho de Administração da International Association of Bioethics. É ethics advisor do European Research Project (H2020) GA869171 B-WaterSmart – Accelerating Water Smartness in Coastal Europe e também do World Health Organization Project Responsibility for Public Health in the Lusophone World. Integra diversos organismos académico-científicos e é autora/coordenadora de 36 livros, entre os quais a colecção em 12 volumes dedicada à Ética Aplicada (2016-2018), e o Dictionary of Global Bioethics, com Henk ten Have (2021) e cerca de 200 artigos, tendo realizado mais de 370 conferências. Nos últimos cinco anos organizou cerca de 15 encontros académico-científicos internacionais.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara da Ribeira Grande solicita activação do regime jurídico-financeiro de apoio à emergência climática
Santa Clara corre risco de perder o título de Campeão da Segunda Liga
Pedro Catarino defende “cultura de diálogo”entre República e Açores sobre gestão do mar
Ministro da Agricultura manifesta em Santarém interesse em reunir com Jorge Rita
Três deputados dos Açores com assento no Parlamento Europeu na legislatura 2024-2029
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores