A Anda & Fala – Associação Cultural promove este Sábado, 20 de Janeiro, das 10h00 às 17h00, o Segundo Encontro Transmalhar, uma caminhada por vários locais da ilha de São Miguel, pensada pelos antropólogos Paulo Raposo e Emiliano Dantas, e aberta a todas as pessoas.
O Transmalhar é um projecto-piloto de educação pela arte da Anda&Fala – Associação Cultural que teve início em Outubro de 2023, no âmbito do Programa ‘Arte pela Democracia’ da Direcção-Geral das Artes.
Procura explorar, na ilha de São Miguel, a arte como acto cívico, para compreender a relação que o humano estabelece com o território que habita no seu quotidiano.
No Segundo Encontro Transmalhar, que acontece este Sábado, 20 de Janeiro, os antropólogos Paulo Raposo e Emiliano Dantas convidam a imaginar colectivamente formas de democracia, a partir do modo como nos podemos relacionar entre espécies. Da caminhada sobre ‘linhas’ e do confronto com ‘nós’ e ‘encruzilhadas’, o desafio será observar com detalhe o que está próximo, ao mesmo tempo que nos aproximamos do desconhecido.
Paulo Raposo é antropólogo e professor no ISCTE. Investiga em Portugal, Espanha e Brasil sobre temáticas como o corpo, ritual, património, turismo e, sobretudo, performances culturais, práticas artísticas e activismo político. Emiliano Dantas é fotógrafo e antropólogo visual. Juntos, colaboram com o Laboratório de Audiovisuais do CRIA – ISCTE.
A participação no Segundo Encontro Transmalhar tem o valor de 5 euros (inclui transporte e almoço), e a caminhada é de dificuldade fácil/média, sem necessidade de preparação física ou limite de idade. As inscrições estão abertas até sexta-feira, 19 de Janeiro, através do e-mail info@andafala.org.
A Anda&Fala – Associação Cultural é uma estrutura financiada pelo Governo dos Açores, pela República Portuguesa – Cultura/ Direcção-Geral das Artes e pela Câmara de Ponta Delgada.