Edit Template

Aumento de empresas e diminuição das insolvências traduzem “vitalidade económica” de Ponta Delgada

O Presidente do município, Pedro Nascimento Cabral, considera que o aumento de número de empresas e a expressiva diminuição das insolvências em 2023 evidenciam a “vitalidade económica” de Ponta Delgada e são um claro sinal das “boas políticas criadas pela autarquia para alavancar o tecido empresarial existente e captar novos investimentos”.
“No ano passado, continuamos a assistir a um aumento de empresas no concelho e o número de insolvências caiu para metade, em relação a 2022”.
“Esta trajectória económica ascendente é motivo de regozijo e confirma a assertividade das medidas fiscais que, oportunamente, implementamos para beneficiar as nossas empresas e favorecer o surgimento de novos negócios”, reforça o autarca.
Segundo um estudo da consultora Iberinform, em 2023, Ponta Delgada registou um aumento de 1,8% ao nível do número de constituição de empresas e menos 50% das insolvências verificadas em 2022.
Para o Presidente do município, “há uma relação directa” entre o crescimento que o sector empresarial do concelho evidencia e as “políticas atractivas ao investimento” que o município colocou em marcha.
“Por via do regulamento de benefícios fiscais que elaborámos, as empresas de Ponta Delgada pagam apenas 1% de derrama e estão isentas de qualquer tributação até 150 mil euros”.
“Além disso, criámos um programa de apoio às rendas comerciais, que pode ascender aos 500 euros mensais e aos 6000 euros anuais”, recorda Pedro Nascimento Cabral.
Mais recentemente, indica, a autarquia inaugurou um Gabinete de Estudos Económicos e Apoio Empresarial com o objectivo de, junto dos empresários, facilitar a identificação de oportunidades de apoios comunitários e outros mecanismos de auxílio para o desenvolvimento de projectos e iniciativas locais.

Edit Template
Notícias Recentes
Investigador picoense estuda o funcionamento eimpacto da indústria baleeira na sociedade açoriana
Artur Lima destaca centralidade dos Açores no IV Encontro Regional de Clubes Europeus
Dois detidos na Ribeirinha pela posse de heroína,droga sintética e liamba
Aprovada formação para empregados e desempregados
Vendas de criptomérias no Campo de São Francisco aumentaram em relação ao ano passado
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores