Edit Template

Bolieiro afirma que compromisso sobre carreiras médicas “é para cumprir”

O Presidente José Manuel Bolieiro afirmou ontem que o compromisso negociado entre o Governo dos Açores e os sindicatos sobre as carreiras médicas “é para cumprir”, agradecendo “a dedicação e paciência” destes profissionais que viram o processo interrompido com a dissolução da Assembleia Legislativa.
O líder da Coligação PSD/CDS/PPM assegura que “dará honra à palavra dada durante as negociações e compromissos assumidos” com os médicos, bem como com a regulação dos chamados ‘contratos COVID’ de outros profissionais de Saúde.
O candidato a Presidente do Governo manifestou-se “solidário com a capacidade de trabalho e reconhecimento da missão” dos profissionais da Saúde dos Açores que têm demonstrado “confiança no nosso projecto político”.
Bolieiro falava aos jornalistas no final da visita às obras de requalificação e ampliação que decorrem no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, em que se fez acompanhar dos candidatos pelo círculo de São Miguel às eleições regionais de 4 de Fevereiro.
Para o líder da Coligação PSD/CDS/PPM, a Saúde constitui a prioridade da sua agenda política, de entre as quais destaca “a melhoria remuneratória, de prestígio e qualificação, a progressão da carreira, assim como uma verdadeira aposta nos incentivos à captação e fixação dos profissionais”.
O Presidente visitou o Hospital Divino Espírito Santo volvidos 24 anos da sua inauguração, período durante o qual não se verificaram quaisquer obras de manutenção.
Actualmente, a estrutura está a ser alvo de obras de ampliação, requalificação e manutenção, num investimento que ascende a 20 milhões de euros, conferindo maior capacidade de resposta às necessidades dos utentes e melhorar as condições de trabalho.
De acordo com José Manuel Bolieiro, a transferência dos serviços administrativos libertará mais gabinetes para realização de consultas externas “e com isso potenciar a produtividade das consultas e reduzir as listas de espera”.
As melhorias estendem-se à área da hemodiálise que terá um incremento de 30% em relação à capacidade instalada, a que se somam os equipamentos, a par da reabilitação do recobro da cirurgia “de maneira que possamos libertar camas em internamento e ganhar mais ambulatório, mais produtividade”, disse.
No futuro, projecta a remodelação do Serviço de Urgência, cuja intervenção “tem como objectivo melhorar as condições de eficiência de um conjunto de serviços, nomeadamente da urgência geral e pediátrica, a unidade de cuidados intensivos e intermédios”.
“Estamos assim a criar condições para que o Hospital Divino Espírito Santo, referência nos Açores enquanto unidade hospitalar, possa cumprir com a sua qualificação, a dimensão que verdadeiramente tem no Serviço Regional da Saúde”, concluiu.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores