Duarte Carvalho, Presidente da Junta de Freguesia do Pilar da Bretanha, afirma que a freguesia enfrenta algumas dificuldades como o envelhecimento da população, a carência de habitações e o aumento do consumo de drogas que, consequentemente, tem feito incrementar a criminalidade. Refere, ainda, que existem muitos casos de pobreza na freguesia.
Correio dos Açores – Que retrato pode fazer da freguesia do Pilar da Bretanha?
Duarte Carvalho (Presidente da Junta de Freguesia) – A freguesia do Pilar da Bretanha é a mais pequena freguesia do concelho de Ponta Delgada, com cerca de 760 habitantes, uma área geográfica de 6 mil metros quadrados. Dista 30 quilómetros do centro de Ponta Delgada e partilha vizinhança com as freguesias de Ajuda da Bretanha, Sete Cidades e Mosteiros.
A existência desta freguesia tem despertado através dos tempos uma natural curiosidade, não só da parte dos micaelenses, mas sobretudo por parte dos numerosos estrangeiros que a visitam e manifestam interesse na sua origem.
Teve origem na extinta freguesia da Bretanha, uma das zonas mais antigas e mais homogéneas devido ao seu povoamento. A sua ocupação, na maioria por povos provenientes da Grã-Bretanha e da Bretanha francesa, foi, sem dúvida, a marca que perdura até hoje com uma cultura muita própria que se manifesta em vários aspectos, nomeadamente na dicção.
A 10 de Julho de 2002, após reunidas as condições de viabilidade administrativa e financeira, a Assembleia Legislativa Regional dos Açores decretou por extinção a antiga freguesia da Bretanha e a criação da freguesia do Pilar, tornando assim possível a realização do há muito esperado sonho que naturalmente se reflectia na ambição de mais e melhores infra-estruturas, serviços e qualidade de vida.
O Pilar da Bretanha é hoje uma freguesia com um passado muito rico e com tradições muito próprias. As festividades em honra do Divino Espírito Santo e a cultura do inhame são, sem dúvida, a bandeira desta freguesia.
Existem outros aspectos típicos que caracterizam a freguesia, tais como a arquitectura do património, como por exemplo a arquitectura da actual igreja paroquial de Nossa Senhora do Pilar, construída em 1680 pelo Capitão Sebastião Álvares de Benevides como ermida sufragânea ao lugar dos Mosteiros, a arquitectura dos Triatos do Espírito Santo que albergam a Bandeira e a Coroa dos impérios ou a arquitectura dos fontenários onde antigamente as mulheres lavavam as roupas; ou ainda a tradicional arquitectura das casas com a particularidade de manter em anexo um granel típico de apoio à actividade agrícola.
Quais são as principais dificuldades que a freguesia enfrenta actualmente?
Actualmente, o Pilar da Bretanha enfrenta muitas dificuldades devido ao envelhecimento da população, a falta de emprego e à distância da cidade, factor que leva muitos jovens a abandonar a nossa freguesia.
Qual a dimensão da carência de habitações no Pilar da Bretanha?
A nossa freguesia tem muitas casas degradadas, mas também já temos muitas casas reabilitadas por imigrantes que voltaram às suas origens e reconstruiram as suas casas de família. No entanto, a freguesia necessitava de mais apoios à habitação para que os jovens fiquem na nossa freguesia.
Tem aumentado o tráfico e o número de toxicodependência na freguesia? Qual o impacto que o consumo da droga está a ter na sociedade local?
Infelizmente, o número de toxicodepen-dentes na nossa freguesia tem aumentado. Existem muito mais roubos, insegurança e famílias destruídas com o aumento do consumo de drogas.
Tem havido aumento da criminalidade na freguesia do Pilar como consequência da toxicodependência?
Sem dúvida. O Pilar da Bretanha não é excepção e não foge à realidade das outras freguesias. Apesar de ser uma freguesia pequena, a criminalidade tem vindo a aumentar. Temos feito os possíveis para ajudar esses jovens como apoio dos familiares mas, infelizmente, existem muitos que não querem ajuda.
Qual a dimensão da pobreza na freguesia? Que tem feito a Junta de Freguesia a este nível?
Na nossa freguesia temos muitos casos de pobreza. A Junta de Freguesia do Pilar da Bretanha tem feito os possíveis ao encaminhar alguns casos para a Segurança Social, bem como ao ajudar com as casas degradadas.
O número de pedidos de apoio à Junta aumentou? Em que dimensão?
No ano de 2023, os pedidos de apoio à nossa Junta ultrapassaram em mais do dobro todos os outros anos.
Qual é a abordagem da Junta de Freguesia ao desenvolvimento do turismo? E qual o seu impacto na freguesia?
A Junta de Freguesia do Pilar da Bretanha investe muito no turismo local, quer ao apoiar eventos para trazer população à nossa freguesia, quer naquilo que diz respeito a manter trilhos e palheiros limpos e acessíveis à população, e aos nossos visitantes.
Como a Junta de Freguesia está a trabalhar para promover o desenvolvimento global da freguesia?
A Junta de Freguesia está a trabalhar em parceria com várias entidades, nomeadamente o grupo de jovens, o centro de convívio de idosos, o comércio da freguesia. Além disso, dá apoio para que os jovens desenvolvam os seus desportos para promover a freguesia.
De que forma a freguesia está a preservar o seu património cultural e a promover actividades culturais locais?
A Junta de Freguesia preserva e tem muito orgulho no seu património, por isso apoia e ajuda a manter as tradições, tais como impérios e festas da padroeira.
A freguesia tem potencial para se desenvolver mais? Em que áreas?
A freguesia tem muito potencial para se desenvolver mais, na medida em que tem muitas pessoas com grandes habilidades e conhecimentos, como é o caso das bordadeiras, cozinheiras em forno de lenha, entre outros.
A nível de turismo, a nossa freguesia já tem uma grande oferta de alojamentos locais e poderia ter um maior desenvolvimento através da criação de oportunidades, para que os jovens possam abrir o seu próprio negócio na área do turismo.
Quais são as principais prioridades de desenvolvimento nos próximos anos?
As principais prioridades de desenvolvimento nos próximos tempos são o apoio às famílias com habitações degradadas, o apoio aos jovens e atletas da nossa freguesia, continuar a apoiar para manter as nossas tradições locais e manter a nossa freguesia limpa com fácil acesso aos nossos visitantes.
Carlota Pimentel