A Vereadora com o pelouro da Acção Social, Cristina Canto Tavares, congratulou a Junta de Freguesia do Livramento pelo décimo aniversário do seu Gabinete de Psicologia e Intervenção Comunitária e afirmou que “a Câmara Municipal de Ponta Delgada assume-se como um agente promotor da saúde mental” no concelho.
“Embora a saúde não faça parte do quadro de competências das autarquias, a Câmara Municipal de Ponta Delgada assume-se como um agente promotor da saúde mental”, referiu a autarca.
Cristina Canto Tavares falava no evento comemorativo do décimo aniversário do Gabinete de Psicologia e Intervenção Comunitária da Junta de Freguesia do Livramento que teve lugar, esta sexta-feira, no Salão de Festas do Divino Espírito Santo.
“Não há saúde
sem saúde mental”
Na ocasião, a Vereadora fez, por isso, saber que a autarquia tem protagonizado medidas e acções concretas para combater o preconceito associado às perturbações mentais e promover a literacia em saúde mental no concelho.
Reflexo disso mesmo, exemplificou, “são alguns dos objectivos estratégicos que constam ao nível dos planos municipais da Juventude, da Igualdade e a Não Discriminação e para o Envelhecimento Activo, mas também no âmbito do protocolo estabelecido com a Ordem dos Psicólogos Portugueses”.
Para Cristina Canto Tavares “não há saúde sem saúde mental”. Conforme sustentou, são “elementos indissociáveis” e é essa a visão que tem guiado a acção do município, correspondendo ao facto de pertencer “ao leque das Cidades Saudáveis do país” e, assim, “aos exigentes parâmetros que lhe são inerentes”.
“É imperativo
Superar tabús…”
Defendendo que é imperativo “superar tabus e combater preconceitos em relação à saúde mental, como a ideia de que é sinal de fraqueza pedir ajuda”, a responsável autárquica aproveitou a ocasião para agradecer o abnegado trabalho desenvolvido pelos profissionais do Gabinete de Psicologia e Intervenção Comunitária da Junta de Freguesia do Livramento. “O profissionalismo e dedicação que colocam em benefício das crianças, jovens e famílias desta freguesia é impagável e quero que saibam que são reconhecidos pela Câmara Municipal de Ponta Delgada”, começou por dizer.
“Uma comunidade com boa saúde mental próspera através do apoio mútuo, empatia e coesão, formando alicerces robustos para enfrentar adversidades e promover o bem-estar geral. Nesse sentido, um grande bem-haja pelo vosso trabalho”, rematou.
O Gabinete de Psicologia e Intervenção Comunitária da Junta de Freguesia do Livramento foi fundado pela psicóloga Carolina Ferreira e é actualmente coordenado por Sara Silva.