Edit Template

Dezembro marcado por três situações de tempo severo com muita chuva e vento

No mês de Dezembro o Anticiclone Subtropical do Atlântico Norte (ASAN) esteve em média centrado a Este dos Açores, estendendo-se em crista na sobre a Península Ibérica.
Em Dezembro, o Anticiclone Subtropical do Atlântico Norte apresentou uma configuração distinta da normal (NCEP/NCAR Reanalisys, 1961-1990) relativamente à localização a Este do seu centro e à orientação W-E do seu eixo maior. Apresentou um desenvolvimento típico para a época, mas uma intensificação superior à normal.
O IPMA Salienta três situações de tempo severo associadas à corrente perturbada de oeste. No período de 3 a 8 de Dezembro, uma superfície frontal fria provocou precipitação (cerca de 35 milímetros no dia 5 na ilha das Flores); vento (rajadas de cerca de 105 km/h no dia 8 nas Flores; 88 km/h no dia 6 no Corvo) e agitação marítima forte (altura significativa superior a 6 metros entre dias 4 e 5 de Dezembro) no grupo Ocidental;
No período de 14 a 19, um vale frontal provocou precipitação forte (cerca de 54 miímetros no dia 18 no Pico e 92 milímetros no dia 19 no Nordeste, em São Miguel) especialmente nos grupos Central e Oriental.
No período de 24 a 27 de Dezembro, um novo vale frontal provocou precipitação forte (cerca de 94milimetros no Nordeste, em São Miguel, e 47 milímetros em Santa Maria no dia 26) nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria.
A temperatura da água do mar à superfície em Dezembro apresentou, no início, valores médios de 18 a 19°C (grupos Ocidental e Central) a 20°C (grupo Oriental), diminuindo gradualmente para 17 a 18°C e para 18 a 19°C no final do mês.
O campo da temperatura da superfície da água do mar na região dos Açores apresentou anomalias positivas até 0,8°C nos grupos Ocidental e Central e 0,8 a 1,6°C no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).
O estado do mar no mês de Dezembro caracterizou-se por ondas médias de noroeste com 2,5 a 3,5 metros no grupo Ocidental (Flores e Corvo) e 2 a 3 metros nos grupos Central e Oriental.
Entre dias 10 e 11 de Dezembro, a altura significativa das ondas superou 6 metros no grupo Ocidental (Flores e Corvo) atingindo 4 a 5 metrosno Central.
Em termos de precipitação no mês de Dezembro de 2023 observa-se que os desvios relativos foram na sua maioria negativos; registaram-se desvios positivos nas estações da Horta e Graciosa e também, no Nordeste. Os desvios registados encontram-se dentro da variabilidade climática esperada para Dezembro desde pelo menos 2000, sendo em valor absoluto e na sua maioria muito semelhantes para cada estação e comparativamente entre elas.
O desvio relativo mais negativo ocorreu em S. Jorge (60%) e o mais positivo no Nordeste (41 %).
O valor mais elevado dos totais mensais de precipitação foi registado na estação do Nordeste (349,4 milímetros), e o valor mais baixo registou-se na estação de S. Jorge (80 milímetros). Em termos de temperatura do ar os desvios foram positivos em todas as estações: até 0,1 °C no grupo Ocidental; de 0,1 a 0,4 °C no Central e de 0,4 a 0,8 °C no Oriental (São Miguel e Santa Maria).
Nas estações do Nordeste e Santa Maria (grupo Oriental), os desvios da temperatura atingiram um desvio padrão das respectivas distribuições.
O valor da temperatura média do ar variou entre 17,6 °C (Angra do Heroísmo) e 19 °C (Santa Maria ). A temperatura mínima mais baixa foi 6,4 °C (Flores) e a máxima mais alta foi 21,8 °C (Pico).
Em termos de radição global no mês de Dezembro, a percentagem da irradiação global mensal relativamente ao valor esperado no topo da atmosfera apresentou cerca de 44% em Santa Maria, 38% no Pico, 37% na Graciosa e 36% na Horta.

Edit Template
Notícias Recentes
Nove detidos por tráfico de haxixe na Ilha da Terceira e na Grande Lisboa
PS com proposta que pretende garantir mais respostas sociais às crianças e uma maior estabilidade laboral às Amas
Suspeito de tentar passar com passaporte falso no aeroporto de Ponta Delgada foi detido pela PSP
Novo parque para estacionarem Vila Franca do Campo
Programa ‘Novos Idosos’ é hoje “um sucesso inegável” destaca Artur Lima
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores