Edit Template

Dezembro marcado por três situações de tempo severo com muita chuva e vento

No mês de Dezembro o Anticiclone Subtropical do Atlântico Norte (ASAN) esteve em média centrado a Este dos Açores, estendendo-se em crista na sobre a Península Ibérica.
Em Dezembro, o Anticiclone Subtropical do Atlântico Norte apresentou uma configuração distinta da normal (NCEP/NCAR Reanalisys, 1961-1990) relativamente à localização a Este do seu centro e à orientação W-E do seu eixo maior. Apresentou um desenvolvimento típico para a época, mas uma intensificação superior à normal.
O IPMA Salienta três situações de tempo severo associadas à corrente perturbada de oeste. No período de 3 a 8 de Dezembro, uma superfície frontal fria provocou precipitação (cerca de 35 milímetros no dia 5 na ilha das Flores); vento (rajadas de cerca de 105 km/h no dia 8 nas Flores; 88 km/h no dia 6 no Corvo) e agitação marítima forte (altura significativa superior a 6 metros entre dias 4 e 5 de Dezembro) no grupo Ocidental;
No período de 14 a 19, um vale frontal provocou precipitação forte (cerca de 54 miímetros no dia 18 no Pico e 92 milímetros no dia 19 no Nordeste, em São Miguel) especialmente nos grupos Central e Oriental.
No período de 24 a 27 de Dezembro, um novo vale frontal provocou precipitação forte (cerca de 94milimetros no Nordeste, em São Miguel, e 47 milímetros em Santa Maria no dia 26) nas ilhas de S. Miguel e Santa Maria.
A temperatura da água do mar à superfície em Dezembro apresentou, no início, valores médios de 18 a 19°C (grupos Ocidental e Central) a 20°C (grupo Oriental), diminuindo gradualmente para 17 a 18°C e para 18 a 19°C no final do mês.
O campo da temperatura da superfície da água do mar na região dos Açores apresentou anomalias positivas até 0,8°C nos grupos Ocidental e Central e 0,8 a 1,6°C no grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria).
O estado do mar no mês de Dezembro caracterizou-se por ondas médias de noroeste com 2,5 a 3,5 metros no grupo Ocidental (Flores e Corvo) e 2 a 3 metros nos grupos Central e Oriental.
Entre dias 10 e 11 de Dezembro, a altura significativa das ondas superou 6 metros no grupo Ocidental (Flores e Corvo) atingindo 4 a 5 metrosno Central.
Em termos de precipitação no mês de Dezembro de 2023 observa-se que os desvios relativos foram na sua maioria negativos; registaram-se desvios positivos nas estações da Horta e Graciosa e também, no Nordeste. Os desvios registados encontram-se dentro da variabilidade climática esperada para Dezembro desde pelo menos 2000, sendo em valor absoluto e na sua maioria muito semelhantes para cada estação e comparativamente entre elas.
O desvio relativo mais negativo ocorreu em S. Jorge (60%) e o mais positivo no Nordeste (41 %).
O valor mais elevado dos totais mensais de precipitação foi registado na estação do Nordeste (349,4 milímetros), e o valor mais baixo registou-se na estação de S. Jorge (80 milímetros). Em termos de temperatura do ar os desvios foram positivos em todas as estações: até 0,1 °C no grupo Ocidental; de 0,1 a 0,4 °C no Central e de 0,4 a 0,8 °C no Oriental (São Miguel e Santa Maria).
Nas estações do Nordeste e Santa Maria (grupo Oriental), os desvios da temperatura atingiram um desvio padrão das respectivas distribuições.
O valor da temperatura média do ar variou entre 17,6 °C (Angra do Heroísmo) e 19 °C (Santa Maria ). A temperatura mínima mais baixa foi 6,4 °C (Flores) e a máxima mais alta foi 21,8 °C (Pico).
Em termos de radição global no mês de Dezembro, a percentagem da irradiação global mensal relativamente ao valor esperado no topo da atmosfera apresentou cerca de 44% em Santa Maria, 38% no Pico, 37% na Graciosa e 36% na Horta.

Edit Template
Notícias Recentes
Plano de Saúde2030 aprovado pelo Governo “garante igualdade nos resultados da saúde”
Vilafranquense regressa às Festas de São João da Vila e forma a Marcha do Emigrante com representantes dos Estados Unidos, Canadá, Bermuda e Inglaterra
Novo hotel Hilton é de “vital importância para o desenvolvimento da notoriedade internacional dos Açores”, afirma Duarte Freitas
Azeite e papo-seco foram os produtos que mais aumentaram de preço nos Açores entre Junho de 2023 e Maio de 2024
“O ioga é uma jornada profunda de auto-conhecimento”, afirma a instrutora Carolina Lino
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores